Gosto de variar nos acompanhamentos que preparo para comer carne ou peixe e, apesar de ser minhoto, tento fugir do trivial porque, na verdade, um minhoto ou é batata ou é arroz.
O cuzcuz já é popular no nosso país, no entanto creio que muita gente tem receio de não saber o que fazer com ele, mas posso desde já garantir que é fácil e rápido de preparar.
Esta receita tem um sabor mais quente devido à especiaria que decidi acrescentar, no entanto pode variar-se. No verão gosto de lhe dar um toque mais fresco, a imaginação é o limite e neste caso será o segredo do vosso cuzcuz.
Em relação à quantidade de cuscuz, depende do número de pessoas que vão ter em casa. Para 6 pessoas, como acompanhamento, eu preparo cerca de 300/350g e, embora possa parecer pouco, o cuzcuz cresce imenso, não se preocupem.
Para calcular a água que vamos acrescentar ao cuzcuz, colocamo-lo numa taça, e usamos exactamente a mesma medida de água a ferver com meio cubo de caldo de galinha (facultativo).
Ingredientes
Ingredientes
1 colher de chá de canela
2 colher de chá de açafrão
Sal
Pimenta branca moída na altura
1 colher de sopa de raspa de laranja
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de salsa picada
150g de sultanas douradas demolhadas em água quente para hidratarem
150g de pinhões tostados
150g de pinhões tostados
Colocamos a água medida a aquecer com o caldo de galinha.
Numa grande taça colocamos o cuzcuz, canela, sal, açafrão, pimenta, raspa de laranja e o azeite, acrescentamos a água a ferver e mexemos até homogeneizar o tom amarelo dado pelo açafrão. Esta operação deve ser rápida, 30 segundos, depois cobre-se a taça com um prato e aguarda-se que o cuzcuz duplique de tamanho e tenha absorvido toda a água. Este processo deve demorar 15 minutos.
Quando o cuzcuz estiver seco, com a ajuda de um garfo, vamos soltando os seus grãos para uma outra taça, onde colocamos as sultanas, os pinhões, salsa picada e envolvemos.
Deve servir-se quente, no entanto confesso que adoro ir ao frigorifico a meio da noite quando sei que tenho as sobras do jantar...
Sem comentários:
Enviar um comentário