Quando me dão limões, faço limonada, faço os mais variados cocktails, faço bolo de limão mas faço sobretudo Lemon Curd, para consumo próprio e para oferecer uma vez que quase nenhum dos meus amigos ou amigas preparam Lemon Curd em casa.
Na verdade, antes de ter investigado várias receitas, tinha em mente que seria algo mais complexo de preparar mas confesso que é uma receita muito, muito simples e altamente compensatória.
Quase sempre faço a receita a dobrar de modo a ter um frasco no frigorífico para comer uma colherada quando me dão apetites mais gulosos.
Quando preparado pode ser usado de imediato ou então pode guardar-se no frigorífico durante 3 semanas, mas nunca comprovei uma vez que o frasco fica vazio em meia dúzia de dias.
Pode usar-se Lemon Curd para rechear bolos, bolachas, cobrir bolos ou rechear tartes.
A receita desta tarte na sua totalidade é simples, apenas tem o apontamento do Lemon Curd ser caseiro o que dá uma outra dimensão à tarte, que em vez de ter o habitual creme de baunilha (que eu ADORO!!!!) tem um recheio mais leve e fresco.
Neste caso, decidi dar um toque extra e acrescentei umas folhas de manjericão fresco picado antes de colocar o Lemon Curd na tarte, mas é facultativo.
80g de manteiga
3 ovos inteiros
150ml de sumo de limão natural
Raspa de 1 limão
Derreter a manteiga no microondas ou num tacho.
Numa taça, bater os ovos com a raspa de limão e o açúcar. Não é necessário bater muito, apenas ligar.
Acrescenta-se a manteiga derretida e bate-se um pouco para homogeneizar.
Coloca-se num tacho anti-aderente e vai ao lume baixo até engrossar.
Para se usar nesta tarte, penso ser melhor colocar um pouco no frio até arrefecer completamente de forma a ser mais fácil espalhar sobre a massa folha mais tarde.
1 embalagem de massa folhada de compra (pode ser quadrada ou redonda)
1 embalagem de 500g de morangos
1 receita de Lemon Curd
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de doce de alperce
2 colheres de sopa de manjericão fresco triturado
Ligar o forno a 200ºC.
Estender a massa folhada e dobrar a toda a volta 1cm de massa, de forma a criar um relevo em redor da massa. Para ligar este rebordo, pisa-se com um garfo de modo a ligar bem. Com a ajuda de um garfo, pica-se a massa de forma que não faça efeito balão. Vai ao formo e caso faça balão, abram o forno e, sem medo, com uma espátula batam na massa para que esta baixe.
Fica no forno até estar bem tostada, quando estiver pronta retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Quando estiver fria, coloca-se o Lemon Curd em cima (caso usem manjericão devem acrescentar antes), espalhando sobre toda a tarte.
Partem-se os morangos em fatias e dispõem-se a gosto pela tarte.
Junta-se a água com a compota e agita-se de forma a dissolver bem.
Finalmente, com um pincel, espelhamos esta mistura sobre os morangos e as laterais de massa folhada de forma dar brilho à tarte e também para que os morangos não sequem tão facilmente.
Hummm ... o contraste de sabores deve ser delicioso! A receita do lemon curd, foi a mais simples que encontrei, com poucos ovos e pouca manteiga, a experimentar sem dúvida! :)
ResponderEliminarOlá Ligia, obrigado pelo feedback.
EliminarÉ de facto uma combinação perfeita na minha opinião. Quanto ao lemon curd é simples e não tem como errar, que é o medo da maior parte das pessoas quando se fala neste creme!
Que tarte maravilhosa! Adorei a sugestão Romeu ;) O contraste de sabores deve ser delicioso, não tenho qualquer duvida disso.
ResponderEliminarRecanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Olá Ana,
EliminarEsta tarte é altamente compensadora, simples, rápida e muito saborosa!
Adorei esta tarte linda, com o lemon curd, o manjericão e os doces morangos.
ResponderEliminarUm beijinho.
Vou fazer...
ResponderEliminarBejinhos da sister
Falta a quantidade de açúcar do Lemon Curd.
ResponderEliminar