Se queremos uma desculpa para podermos preparar uma receita mil e uma vezes, que tal usá-la também para preparar várias ofertas de Natal?
No ano passado decidi que iria presentear os amigos com algo que faria com as minhas próprias mãos e que sabia de certeza que iriam usar.
O presente foi azeite aromatizado em garrafas de Beefeater 24, acusem-se os que receberam.
Este ano, para adoçar a boca dos mais gulosos, optei por chocolates feitos em casa e uma mistura de infusões para chá.
Na minha opinião, que não sou propriamente fã das compras de Natal e um confesso depreciador do consumismo gratuito desta quadra, acho muito mais charmoso oferecer algo que preparamos em casa com um carinho especial.
Assim sendo, deixo aqui duas sugestões do que podem preparar em menos de 30 minutos e fazer a festa de miúdos e graúdos.
Ingredientes
200g de chocolate preto 70% cacau da melhor qualidade possível
1 lata de leite condensado
40g de manteiga
50g de pinhões
50 g de amêndoas inteiras
1 colher de chá de pimenta rosa
1 colher de chá de flocos de sal
1 tabuleiro medidas 24x36cm
Papel vegetal
8 saquinhos transparentes
Fita de embrulho para fechar os sacos
Primeiramente forra-se o tabuleiro com o papel vegetal.
Tostam-se numa frigideira de ferro fundido os pinhões e as amêndoas, separadamente e em lume baixo até estarem tostados, e reservar.
O motivo pelo qual o deverão fazer separadamente é porque os pinhões tostam mais rapidamente que as amêndoas e se queimarem ficam com um sabor amargo, muito desagradável.
Num tacho anti-aderente, colocam-se o chocolate partido em cubos, a manteiga, o leite condensado e cozinhar em lume brando até que tudo derreta e forme um creme de chocolate sedoso e muito brilhante.
Nesta altura acrescentamos os frutos secos ligeiramente triturados em pedaços grandes.
Coloca-se tudo no tabuleiro, uniformizando com uma espátula e polvilha-se com o sal e pimenta rosa.
Leva-se ao frigorifico cerca de 3/4 horas, até que esteja suficientemente duro para partir em cubos.
Antes de distribuir estes quadrados maravilhosos por saquinhos é necessário parti-los com a ajuda de uma faca, deverão render cerca de 96 quadrados.
Olá Romeu, uma seguidora do Blog que vive em Paris (sim já tens seguidores em Paris), comentou comigo esta receita e perguntou-me o que são os flocos de sal. Eu não sei por isso pergunto diretamente ao autor da receita.
ResponderEliminarfiz este chocolate para oferecer neste natal e (dizem) que estavam deliciosos!!! :) fiz algumas alterações e em vez de pinhões meti lascas de coco torrado e flor de sal. Cláudia
ResponderEliminarVou testar a versão sugerida, estou certo que será uma optima combinação!
Eliminar