Quando cheguei a Lisboa, há muitos anos atrás, uma das primeiras pessoas que conheci foi a Patricia e entre as milhares de qualidades que ela tem, descobri o seu maior defeito: não gostar de queijo nem seus derivados.
À primeira impressão parece um pouco idiota estar a referir este episódio, no entanto, para alguém que adora cozinhar a ideia de ter que cozinhar para alguém que não come queijo e ter que o fazer de uma forma regular, pode ser castrador.
No entanto, como tudo na vida, há que tirar proveito das situações que nos parecem limitadoras e aprender com elas.
Assim foi. Aprendi a usar azeite nas torradas ao pequeno almoço e embora a ideia não me parecesse nada aprazível, eu ADOREI.
Hoje em dia é muito comum, em restaurantes, usar-se uma taça de azeite para molhar um pedaço de pão. No entanto esta é uma "moda" já muito antiga em regiões do País onde existe produção de azeite e sim, a Patricia é de Castelo Branco, sendo os seus pais produtores de azeite, um dos que eu mais aprecio. Obrigado!
Ingredientes (4 pessoas):
150 ml de azeite da melhor qualidade possível
1 dente de alho triturado
Vinagre balsâmico da melhor qualidade possível
1 colher de café de pimenta rosa
Sal
Pimenta preta moída na altura
Divide-se o azeite por 3 taças diferentes, ou neste caso, divide-se em diferentes receptáculos de forma a aromatizarmos os três de forma diferente.
1º Azeite, sal, pimenta preta e alho triturado.
2º Azeite, sal, e pimenta rosa.
3º Azeite, sal, e vinagre balsâmico.
Sem comentários:
Enviar um comentário