quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pavlova de frutos vermelhos

Não é a primeira vez que partilho uma receita de pavlova aqui no blog, e não será certamente a última. Apesar de adorar pavlova de chocolate e nutella, não me consigo decidir quando ao meu pensamento vem também a pavlova de baunilha com frutos vermelhos.
Esta é uma receita simples e de certa forma económica, uma vez que poderá ser preparada com claras que tenham guardado no frigorífico, ou no congelador. Basta pesarem a quantidade pretendida para a receita, tendo em conta que a clara de cada ovo pesa cerca de 60g, (dependendo da tipologia de ovo que estamos a usar, S, M, L ou XL) e no máximo deverá pesar 75g no caso do XL.
Cá em casa é muito comum haver um frasco de claras no frigorifico que sobram de outras receitas onde apenas necessito de gemas, no entanto, por vezes, compro uma embalagem de claras no hipermercado, para além ser muito prático é também económico, uma embalagem com 10 claras deverá custar à volta de 1,20€.
Ainda sobre o destino das claras, de facto aconselho vivamente que se guardem no frigorifico num frasco, pois podem manter as suas caraterísticas muito tempo, e podem também ter os mais variados destinos: cocktails (para aumentar textura e visual), omeleta de claras, bolos de claras, etc.  
Em relação à preparação é em tudo prazerosa, a batedeira é que faz todo o trabalho e no final ainda posso usar o meu "brinquedo favorito" - vara de arames - para envolver os ingredientes finais. A única parte "técnica", por assim dizer, é a cozedura que envolve duas temperaturas, ou seja, pré-aquecemos o forno a uma temperatura elevada mas quando colocamos o merengue no forno reduzimos imediatamente. Isto faz com que tenhamos um exterior crocante e um interior húmido, denso e super suave.
Sem mais demora, senhoras e senhores, Pavlova de frutos vermelhos.

Ingredientes (para 8 pessoas)

Merengue

6 claras de ovo
200g de açúcar branco
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher se sopa de farinha Maizena
1 colher de sopa de vinagre de cidra
1 folha de papel vegetal

Cobertura

1 embalagem de natas para bater
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (facultativo)
2 colheres de sopa de açúcar branco granulado
1 embalagem de mistura de frutos vermelhos
1 quadrado de de chocolate para raspar

Pré-aquecer o forno a 180ªC.
Com as claras à temperatura ambiente (pois ganham mais volume) começa-se por batê-las até que comecem a formar picos brancos e leves, quase em castelo, mas ainda não tão firmes.
De seguida, acrescentamos o açúcar com a ajuda de uma colher de sopa, e vamos acrescentando colher a colher até obtermos um merengue acetinado e muito suave.
Agora passamos à parte de envolver e aqui (para os mais sépticos) envolver qualquer ingrediente em claras ou merengue é muito simples, mas é necessário que sejemos cuidadosos pois a ideia é não perder, ou minimizar a perca, do ar que estivemos a introduzir nas claras. Para envolver eficazmente, basta que com um salazar ou uma vara de arames, façamos ascendentes, do final da taça para o topo, sem nunca mexer, apenas envolver os ingredientes nas claras.
Neste caso, vamos envolver, a Maizena, essência de baunilha e o vinagre de cidra, de acordo com o que foi explicado anteriormente.

Num tabuleiro de forno, colocamos a folha de papel vegetal e colocamos o merengue que, com a ajuda de uma espátula, damos uma forma circular, com cerca de 22cm de diâmetro e uma altura de 5/6cm. Se acharem mais fácil desenhem um circulo com um lápis diretamente no papel vegetal e coloquem o merengue lá dentro.
Finalmente coloca-se no forno e imediatamente reduz-se a temperatura para 150ºC. Deixa-se cozer cerca de 1h/1h15 deixando o merengue arrefecer no forno.
Quando quisermos terminar e empratar, colocamos o merengue num prato largo, e começamos a bater as natas com o açúcar até que fiquem fimes, acrescentado ou não a essência de baunilha.
Verte-se as natas sobre o merengue, e sobre estas "despejamos" as frutas vermelhas.
Finalmente com a ajuda de um raspador, acrescentamos umas lascas de chocolate aleatoriamente sobre as frutas e as natas.

3 comentários:

  1. Que aspeto delicioso. Obrigada pela partilha da receita. Vou querer experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. Bom, vim aqui ver as novidades e já vou a salivar pelo caminho!
    Nunca fiz pavlova, mas pelo aspecto em geral e em particular da tua... deve ser divinal!
    Vê se convidas um dia para ir provar a tua casa ajhahahahaha :D

    ResponderEliminar