quinta-feira, 5 de junho de 2014

Laranjas picantes

A receita que partilho hoje saiu directamente de um livro de receitas que gosto particularmente. Primeiro porque foi um presente de um amigo com quem gosto de partilhar os prazeres da boa mesa e segundo porque de facto é um livro que penso ser um "obrigatório" na prateleira de alguém que aprecie gastronomia portuguesa, certo João Lopes?
Bom, o livro chama-se "Crónicas Comestíveis de António Manuel Monteiro" e trata-se de um livro onde pelo meio de algumas crónicas bem interessantes nos saltam receitas a condizer. Exemplo disto é a receita de "salada picante de laranja" à qual já dei vários destinos em momentos bem diferentes.
Na receita original, as laranjas são servidas com queijo e agriões, tornando-a uma receita mais completa, servindo assim como uma refeição ligeira.
Depois de uma segunda análise, pensei que poderia apenas usar uma parte da receita e usá-la como sobremesa, limpa palatos ou mesmo como acompanhamento de um bom bolo de chocolate...
Um factor muito importante é que as laranjas sejam realmente boas e sumarentas, o resto, espero que apreciem, e que usem e abusem da vossa imaginação para transformar ou não a receita de hoje!

Ingredientes (para 4 pessoas)

6 laranjas da melhor qualidade possível
2 colheres de sopa de vinagre branco
3 colheres de sopa de açúcar
Uma malagueta vermelha fresca, partida em pedacinhos bem pequenos

Descascar 4 das 6 laranjas.
Fatiar as laranjas e retirar as peles e caroços, e colocar num prato largo e fundo.
Usar a raspa das duas laranjas restantes juntamente com o sumo para fazer uma calda numa pequena caçarola.
Acrescentamos o açúcar, o vinagre e a malagueta (podem usar algumas sementes para um resultado mais picante).
Deixamos ferver dois minutos, desligamos e, quando tiver arrefecido um pouco, vertemos em cima das rodelas de laranja.
Deve deixar-se repousar umas horas, idealmente da noite para o dia, no entanto pode saborear-se logo de seguida.

Como referi anteriormente gosto de servir estas laranjas como limpa palatos a meio de uma refeição (neste caso meia laranja por pessoa é suficiente), em cima de um bolo de chocolate húmido, ou mesmo como sobremesa, sem qualquer acompanhamento.

1 comentário:

  1. Agrada-me as várias possibilidades que enumeras para servir esta receita. Claro que como super gulosa, fiquei mais virada para o bolo de chocolate com as laranjas picantes!!! hihih Mas como limpa-palatos parece-me o mais indicado :D
    Gosto da simplicidade e das tuas fotografias <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar