domingo, 15 de junho de 2014

Mexilhões com tomatada de gengibre

Sou um fã mais que confesso de moluscos. Desde muito pequeno que me delicio com estes pequenos "pedaços de paraíso" pois eram comuns na mesa em casa dos meus pais. Invariavelmente quando se tratava de mexilhões a minha mãe preparava-os "à bulhão pato" acompanhados com palitos largos de batatas fritas, fatias de pão tostado e uma salada de alface francesa para terminar. Eu, a-d-o-r-a-v-a, como ainda adoro.
Depois de alguns anos a repetir religiosamente esta receita, decidi, dar largas à imaginação e testar umas quantas formas de enriquecer esta receita, sem fugir muito à ideia inicial, ou seja, fritar cebola, alho em azeite e deixar que os mexilhões larguem a sua água para deleite das nossas papilas gustativas. Sobre esta parte, recordo-me de um dia, a minha irmã mais velha, ligar à minha mãe, com uma questão pertinente " qual é a quantidade de água que devo acrescentar aos mexilhões para ficarem com todo aquele molho?". A minha mãe, recordo-me, ficou quase em estado de choque e respondeu "nada disso, não se acrescenta água aos mexilhões, eles largam a sua própria água, é isso que vai dar todo o gosto ao prato". Na minha opinião isto é a essência do prato, o resto são aromas que acrescentamos e questões mais ou menos técnicas que fazem deste prato uma refeição altamente simples, muito compensatória, e um deleite para receber amigos em casa.
No que diz respeito à sua preparação, apenas devemos cozinhar os mexilhões que se encontrem fechados, os que apresentarem casca aberta, não se devem cozinhar uma vez que poderão não estar em condições, em relação à questão dos meses com "R" e sem "R" não presto grande atenção uma vez que os mexihões que encontramaos hoje em dia são de aquacultura e portanto não existirá o risco de intoxicação.
Em relação a cuidados na preparação, ao contrário das ameijoas, não é necessário o tratamento prévio para eliminação de areias, é pouco comum que tenham muita areia, apenas esfrego bem as cascas de forma a eliminar lodos agarrados e retiro a "barba" que se encontra presa entre as duas conchas, basta puxar com a ajuda de uma faca. Finalmente passos os nosso bivalves por água corrente durante uns 5 minutos e estão prontos para cozinhar.

Ingredientes (como entrada para 4 pessoas - se for prato principal, aplico a formula N-1, ou seja, para quatro pessoas compro 3Kg de mexilhões)

1kg de mexilhão
1 cebola grande, descascada e partida em rodelas finas
5cm de gengibre
3 dentes de alhos triturados
3 tomates bem maduros partidos em cubos grandes
5cl de azeite
6 colheres de sopa de salsa picada grosseiramente
20cl de vinho branco de boa qualidade (neste ponto, aplico: "se não bebo mau vinho, também não vou comê-lo")
Sal
Pimenta branca moída na altura

Num tacho fundo colocar aquecer o azeite, acrescentar o alho e cebola e deixar fritar até que estejam transparentes.
Acrescenta-se o tomate e o gengibre (ralado com ou sem casca com a ajuda de um ralador), deixa-se cozinhar 10 minutos.
Quando o tomate começar a estar desfeito, mas não completamente, acrescentamos os mexilhões, sal e pimenta e deixamos cozer em lume médio até que as cascas abram, sempre com o testo bem tapado. Nesta altura, com o maior dos cuidados podemos agitar o tacho fechado, de forma a envolver os mexilhões com o molho.
Quando todos os mexilhões estiverem abertos, acrescentamos a salsa, vinho branco e deixamos cozer mais 5 minutos, para que o álcool no vinho possa evaporar.
Deve servir-se quente ou morno, com os acompanhamentos referidos no texto em cima.


1 comentário:

  1. Que aspecto verdadeiramente delicioso. Esta receita cheira mesmo a Verão, óptima para um petisco entre amigos, para degustar na companhia de umas bebidas frescas. ;)
    Um abraço. ;)

    ResponderEliminar