segunda-feira, 28 de abril de 2014

Torricado de bacalhau com ovo escalfado

A primeira vez que provei torricado foi num restaurante em Lisboa, Bica do sapato, e creio que foi amor à primeira vista. Bastou apenas observar esta iguaria à minha frente para compreender que iria ser um belo repasto, e não me enganei absolutamente nada.
Apesar de ter provado pela primeira vez esta prato na capital, a sua origem (pelo que consegui investigar) é em Azambuja e na altura não era mais do que o "farnel" que os camponeses transportavam consigo quando tinham que se ausentar para os campos e pastos mais longínquos.
Se pensarmos um pouco sobre a sua preparação inicial faz todo o sentido que tenha origem nos camponeses uma vez que os ingredientes eram a base do que, com certeza, havia disponível, pão, alho, azeite e bacalhau. Todos os ingredientes, exceptuando o bacalhau, vinham da terra e portanto à séculos fazem parte do nosso ADN gastronómico.
Depois podemos ainda pensar em bruschettas que assemelham ao nosso torricado, tendo como base o pão torrado e azeite mas no entanto acrescentam tomate partido.
No fundo ambas as iguarias, torricado e bruschetta, reflectem a mesma necessidade, a alimentação de camponeses com alimentos que podiam ser produzidos por eles mesmos, e que poderiam fornecer alimentação mesmo sem uma cozinha ali ao lado.
Na minha receita incluo o ovo escalfado, que fazia parte da receita quando provei a primeira vez. Acho que este elemento faz uma grande diferença mas para quem não aprecia pode não usar e deleitar-se da mesma forma com esta fantástica iguaria!
Finalmente, e para os mais puristas, esta não é a receita do "verdadeiro" torricado, é uma versão, baseada na minha primeira experiência com torricado e a minha compreensão do que deveria ser. Espero que apreciem tanto quanto eu.

Ingredientes

2 fatias de pão com 1,5/2cm de espessura (de preferência alentejano)
1 posta de bacalhau do lombo com cerca de 400g
1 folha de louro
4 bagos de pimenta Caiena
150ml de azeite + 30ml para regar o pão torrado
200ml de vinagre branco
5 dentes de alho partidos em fatias fininhas mais 1 dente inteiro
2 ovos
1 colher de sopa de coentros picados
Sal e pimenta preta moída na altura, a gosto

Cozer o bacalhau com o louro e a pimenta Caiena. Depois de cozido deixamos arrefecer, retiramos as espinhas, separamos as lacas e reservamos.
Numa frigideira, colocamos os alhos partidos em fatias e o azeite, em lume baixo de forma a fritar ligeiramente o alho e desta forma aromatizar o azeite. Quando o alho estiver ligeiramente dourado acrescentamos o bacalhau e os coentros, envolvemos bem, desligamos o lume e reservamos.
Numa caçarola colocamos um litro de água e o vinagre branco e aguardamos que comece a ferver, nesta altura baixamos o lume para que não ferva em cacho.
Parte-se para uma tigela um ovo de cada vez e acrescenta-se à caçarola com a água a ferver, muito cuidadosamente, fazendo tocar a tigela na água e deixando sair ovo com cuidado, para não se alagar. Esta é a melhor forma de preparar ovo escalfado, e o tempo de cozedura pode ir dos 2 aos 3 minutos.
Enquanto os ovos cozem tosta-se o pão (num grelhador ou torradeira) e quando estiver pronto, a gosto, esfrega-se com o dente de alho e rega-se com o restante azeite.
Finalmente, colocamos o bacalhau em cima de cada uma das fatias de pão, acrescentamos os ovos, e caso queiram rega-se com um pouco mais de azeite.

7 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! Gosto muito de torricado e já tive a sorte de provar o "orignal", ou seja o de Azambuja e é sem dúvida delicioso! Claro que esta versão não lhe fica nada a trás, muito pelo contrário e adorei a ideia do ovo escalado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ligia, eu estou ansioso por testar o verdadeiro, portanto uma viagem a Azambuja avizinha-se : )

      Eliminar
    2. Os melhores torricados que já provei: http://casadostorricados.pt (todos ótimos com exceção o de enchidos, para mim demasiada gordura)

      Eliminar
  2. Eu adorei as fotos, principalmente aquela primeira com a gema do ovo a provocar-me!!!!
    Em relação ao torricado, nunca tinha ouvido falar, mas nunca mais me vou esquecer hihih
    Obrigada *
    Bom trabalho **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rosa, sobre as fotos eu não percebo nada, tudo obra do Mestre Nuno Loução, que é mais do que cromo na arte fotografar o que eu cozinho : ))

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Aconselho MESMO! Para estes dias de colar é optimo só com uma salada!

      Eliminar