segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sopa de courgette

Esta é possivelmente a sopa mais simples em termos de ingredientes e de metodologia que conheço, azeite, courgette, alho e água, nada mais.
O resultado final, posso garantir desde já, é surpreendente. É uma sopa com uma magnifica textura, com um sabor discreto, pouco pronunciado, mas muito apetecível.
Esta receita devo-a à Ninie, não lhe dei o devido crédito, pois uma sopa apenas com courgette, não me pareceu ser uma sopa com um sabor muito evidente, como a courgette não o é. Completamente enganado, deixo aqui o obrigado pois esta sopa é a base de várias outras sopas que desenvolvi da receita original.

Ingredientes

4 courgettes (cerca de 1,5Kg)
4 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
1,5L de água
Sal
Pimenta

Lavam-se as courgettes e partem-se em cubos, não se retira a pele e não importa a forma e tamanho dos cubos.
Coloca-se o azeite e os dentes de alho descascados no fundo de uma panela de sopa e deixa-se fritar até o alho ficar ligeiramente dourado.
Acrescenta-se a courgette, deixa-se fritar ligeiramente (3 minutos) mexendo um pouco com uma colher de pau.
De seguida acrescenta-se a água, sal e pimenta e deixa-se cozer durante, mais ou menos, 20 minutos, altura em que a courgette já deverá estar cozida e pronta para ser reduzida a um creme com a ajuda de uma varinha mágica.
Servir quente com uma folha de manjericão.

6 comentários:

  1. É isto mesmo que vou experimentar hoje ;)

    ResponderEliminar
  2. Fiz ontem e ficou exclente. Como não tinha manjericão que chegasse para todos, substuí em alguns por tomilho limão. Excelente na mesma. Não sobrou nem uma colherzinha, Não sobou sopa? Que coisa tão estranha......

    ResponderEliminar
  3. Olá! Esta sopa é bastante versátil, tendo em conta que a receita base, sem qualquer erva e apenas o alho a dar sabor, é saborosa mas relativamente "neutra" . Quando me apetece simples, mas mesmo simples, não acrescento mais nada, mas já preparei com manjericão, alecrim, tomilho, fica optima de qualquer maneira.
    Obrigado pelo feedback, e espero que continue a testar as nossas receitas.

    ResponderEliminar
  4. Já fiz! top top top! e foi muito fácil de fazer :) continuem a produzir conteúdo em português e bem fotografado... sempre com o melhor ingrediente de todos! o Amor! Eduarda*

    ResponderEliminar
  5. Romeu, queria dizer-lhe que esta sopa já anda na boca de toda a gente que eu conheço, família, amigos... e todos gostam muito e voltam a fazer. Obrigada por ter partilhado esta receita connosco e parabéns

    ResponderEliminar