domingo, 26 de janeiro de 2014

Pesto de tomate

A última vez que o Andrea cá esteve preparou uma série de molhos para massa, que me deixaram (mais uma vez) deliciado com a simplicidade e fantástico sabor da gastronomia italiana.
Confesso, que depois da portuguesa, a gastronomia italiana é a minha favorita. Esta é a primeira de muitas receitas de molhos para diferentes tipos de massas que pretendo partilhar uma vez que em menos de 20 minutos temos o jantar na mesa pronto para um belo repasto com o minimo esforço e máximo sabor.

Deixo um alerta para os não amantes de queijo: apesar desta receita conter cerca de 40g de queijo parmesão, na última vez que a preparei tinha à mesa 5 pessoas que odeiam queijo, no entanto todas elas comeram e repetiram...



Ingredientes (para 6 pessoas)


500g de massa tagliatelle
6/7 tomates sem pele nem sementes
2 dentes de alho
40g de queijo parmesão ralado
40g de manjericão
50g de amêndoa  (moída ou por moer)
4 colheres de sopa de azeite da melhor qualidade (frutado)
Sal
Pimenta preta moída na altura

Começamos sempre pelo molho, esta é uma regra muito importante: o molho espera pela massa e não o contrário.
Colocam-se todos os ingredientes (à excepção da massa) num copo de robot de cozinha e trituram-se até obtermos uma textura granulosa mas homogenia. Reservamos até que a massa esteja cozida.
Para cozer a massa, há sempre a regra de usar 1L de água para cada 100g de massa, por isso, colocamos 5L de água numa panela a aquecer. 
Quando estiver a ferver em cacho, adicionamos bastante sal e acrescentamos a massa, que deverá cozer cerca de acordo com instruções de embalagem. Eu deixo cozer sempre um minuto a menos do que o indicado e apenas devemos começar a contar o tempo de cozedura depois que a água volte a ferver após a introdução da massa.
Finalmente, vertemos o molho sobre a massa, que deverá estar escorrida mas não completamente, deverá estar húmida, desta forma temos uma textura mais cremosa.

Serve-se acompanhada por mais parmesão ralado, mas neste caso o não amantes de queijo, não lhe vão tocar...

Sem comentários:

Enviar um comentário