quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pavlova de Nutella

Este doce foi criado por um chef, em meados dos anos 20, em homenagem à bailarina Anna Pavlova. Na verdade este é um doce semelhante ao merengue, mas a sua textura e forma como é apresentado são muito diferentes.
Tradicionalmente este doce é servido frio com uma camada de natas batidas com açúcar e frutas frescas, contudo a versão que vos sugiro surgiu do meu vicio por Nutella e respectiva vontade de colocá-la em tudo...
A textura deste doce é incrível, primeiro temos uma camada estaladiça no exterior, que se derrete na boca instantaneamente e depois ficamos com o seu intenso sabor a cacau, para finalmente nos deliciarmos com a sua cobertura de Nutella. Esta é a receita que vossos amigos vão implorar para repetir.

Ingredientes

6 claras de ovo (guardam-se as gemas para fazer um creme brullé no dia seguinte)
250g de açúcar branco
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de sopa de vinagre balsâmico (pode suar-se vinagre branco)
1 colher de chá de essência de baunilha (facultativo)
100g de chocolate preto amargo
150g de Nutella
100ml de natas
3 colheres de sopa de avelã moída e tostada
Folha de papel vegetal

Liga-se o forno a 190Cº.
Separam-se as gemas das claras e guardam-se as gemas num frasco ou numa tigela coberta com película aderente no frigorifico.
Colocam-se as claras numa grande taça e com a ajuda de uma batedeira (podem bater-se á mão se forem masoquistas...) começamos a bater para que formem espuma. Nesta altura, começamos a acrescentar o açúcar, lentamente com uma colher de sopa, a ideia é que seja bem incorporado e comece a formar um brilhante merengue.
Terminado o açúcar, temos uma taça repleta de uma nuvem branca e super brilhante à qual, com um salazar, vamos cuidadosamente acrescentar a farinha, o cacau, essência de baunilha e vinagre balsâmico. Esta operação deve ser apenas para envolver o conjunto de ingredientes, não se deve agitar violentamente.
Colocamos a folha de papel vegetal num tabuleiro de forno e desenhamos um circulo com cerca de 20 cm de diâmetro, dentro do qual vamos colocar o nosso merengue e com a ajuda do salazar dar uma forma arredondada e alisar a superfície. Colocamos no forno e, imediatamente, diminuímos a temperatura para 150Cº. Deve permanecer no forno cerca de 1h30, no final deste tempo desliga-se o forno e deixa-se arrefecer completamente, SEM ABRIR O FORNO EM MOMENTO ALGUM.
Agora a cobertura.
Numa caçarola tostamos as avelãs trituradas e reservamos. Partimos o chocolate em cubos para uma tigela, acrescentamos a Nutella e colocamos no micro-ondas a derreter. Numa outra tigela colocamos as natas e aquecemos até á ebulição no micro-ondas. Misturamos as natas bem quentes à mistura de chocolate e Nutella e misturamos bem, de forma a obtermos um creme de chocolate brilhante.
Para terminar coloca-se o creme de chocolate e Nutella em cima da Pavlova e polvilhamos com as avelãs trituradas.

3 comentários:

  1. Experimentei esta receita este fim de semana e foi um sucesso, não sobrou nem uma migalhinha!! E eu adorei fazê-la :) Obrigada pela partilha e pelo bom gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sushi,

      Esta é uma receita extremamente perigosa, quando a preparo não consigo parar de comer pois apesar de ser bastante doce, a nutella é viciante. Irei futuramente colocar mais receitas de pavlova com frutas, que são igualmente boas.
      Obrigado pelo seu feedback, e espero que continue a testar as nossas receitas.

      Eliminar
  2. Olá, conheci o blog apenas hoje e devo dar os Parabéns pelo cantinho. Estou a gostar muito.
    Esta Pavlova para "início de conversa" é perfeito! ;)

    Susana

    ResponderEliminar