segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pão surpresa

A ideia para esta receita ocorreu-me depois de ver uma foto de pães miniatura recheados com ovos de codorniz. Na verdade, só vi a foto, não havia receita, apenas consegui tirar uma ideia para depois pensar numa receita para um tamanho maior de pão.
Ao pé da minha casa existe uma padaria, onde o casal Carlos e Cesáltina cozem um dos melhores pães da cidade, com vantagem de aceitarem "discos pedidos" que é como quem diz, os meus pedidos de pães com formatos e tamanhos fora do vulgar. Para esta receita pedi que me preparassem um pão de trigo, pouco cozido e não muito grande.
O facto de o pão não estar muito cozido faz com que depois de ir ao forno não fique demasiado duro, eu prefiro que fique apenas tostado.
O resto foi o que havia no frigorifico e que na minha opinião liga divinamente, dando-lhe uma roupagem italiana, mas podem usar a vossa imaginação e rechear o pão com os mais diversos ingredientes.

Ingredientes (para 6 pessoas)

6 pães de formato redondo ou oval, um pouco menor que um papo seco
6 ovos
6 fatias de tomate grandes, ou duas pequenas, apenas para forrar o fundo do pão
12 folhas de manjericão
6 colheres de sopa de parmesão ralado na altura
2 dentes de alho
Sal
Pimenta preta moída na altura
6 colheres de chás de azeite

Liga-se o forno a 250ºC.
Abrem-se os pães, cortando apenas uma pequena tampa, de forma a conseguirmos retirar o miolo deixando a forma do pão intacta (o miolo foi para a Lola).
Coloca-se dentro do pão, o tomate, duas fatias de dente de alho, um pouco de sal, pimenta, o manjericão, parmesão e por fim abre-se um ovo sobre a mistura.
Acrescentamos um pouco de sal e pimenta ao ovo (sou viciado em sal quando como ovos) e coloca-se no forno até que o ovo esteja cozido.
Este prato pode servir-se como prato principal com uma salada de rúcula, apenas temperada com sal, azeite e sumo de limão.

2 comentários:

  1. Já fiz. Fácil e correu lindamente, mesmo não tendo uma padaria à esquina a fazer o que quero, como quero e quando quero. Por isso escolhi unspequenos rústicos, semelhantes aos da imagem. Semelhantes, só........ Há pedidos pelo que está na lista para repetir. Muito bom, rápido e os miúdos adoraram.

    ResponderEliminar
  2. Que ideia magnífica! Já agora, posso perguntar onde fica essa padaria do casal casal Carlos e Cesáltina?

    ResponderEliminar