segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cuzcuz de Natal

Gosto de variar nos acompanhamentos que preparo para comer carne ou peixe e, apesar de ser minhoto, tento fugir do trivial porque, na verdade, um minhoto ou é batata ou é arroz.
O cuzcuz já é popular no nosso país, no entanto creio que muita gente tem receio de não saber o que fazer com ele, mas posso desde já garantir que é fácil e rápido de preparar.
Esta receita tem um sabor mais quente devido à especiaria que decidi acrescentar, no entanto pode variar-se. No verão gosto de lhe dar um toque mais fresco, a imaginação é o limite e neste caso será o segredo do vosso cuzcuz.
Em relação à quantidade de cuscuz, depende do número de pessoas que vão ter em casa. Para 6 pessoas, como acompanhamento, eu preparo cerca de 300/350g e, embora possa parecer pouco, o cuzcuz cresce imenso, não se preocupem.
Para calcular a água que vamos acrescentar ao cuzcuz, colocamo-lo numa taça, e usamos exactamente a mesma medida de água a ferver com meio cubo de caldo de galinha (facultativo).

Ingredientes

1 colher de chá de canela
2 colher de chá de açafrão
Sal
Pimenta branca moída na altura
1 colher de sopa de raspa de laranja
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de salsa picada
150g de sultanas douradas demolhadas em água quente para hidratarem
150g de pinhões tostados

Colocamos a água medida a aquecer com o caldo de galinha.
Numa grande taça colocamos o cuzcuz, canela, sal, açafrão, pimenta, raspa de laranja e o azeite, acrescentamos a água a ferver e mexemos até homogeneizar o tom amarelo dado pelo açafrão. Esta operação deve ser rápida, 30 segundos, depois cobre-se a taça com um prato e aguarda-se que o cuzcuz duplique de tamanho e tenha absorvido toda a água. Este processo deve demorar 15 minutos.
Quando o cuzcuz estiver seco, com a ajuda de um garfo, vamos soltando os seus grãos para uma outra taça, onde colocamos as sultanas, os pinhões, salsa picada e envolvemos. 
Deve servir-se quente, no entanto confesso que adoro ir ao frigorifico a meio da noite quando sei que tenho as sobras do jantar...

Sem comentários:

Enviar um comentário