quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ovos verdes

Esta receita não é propriamente a receita tradicional de ovos verdes, como muita gente faz, mas sim a que recentemente comi e me deliciou na "Casa Independente".
Esta é uma receita que tem mais uma vez origem (pelo menos para mim) na família, uma vez que aprendi a prepará-la com a minha tia “Bete" que, por sua vez, a trouxe do Brasil. Recordo-me que várias vezes ao domingo almoçávamos feijoada de feijão preto com arroz de alho frito acompanhado com estes ovos que eu baptizei de verdes.
A minha versão poderá ser um pouco diferente pois já lá vão alguns anos (cerca de 20), fui mesmo recuperá-la ao baú da memória.
Aqui apresento a receita como um prato principal, para se comer num dia de verão, contudo pode ser servida como entrada, ou ainda como acompanhamento, isso deixo ao vosso critério.
Caso sirvam como prato principal, devem servir dois ovos por pessoa com o acompanhamento que quiserem. Eu gosto de optar por umas fatias de presunto grelhadas na chapa até ficarem estaladiças, umas cenouras cozidas partidas em rodelas grossas e umas fatias de pão do senhor Carlos para me deliciar com as gemas mal cozidas...
A preparação é bastante simples, todos os ingredientes são básicos numa dispensa, e mesmo a couve, caso não comprem no mercado podem facilmente fazê-lo num supermercado.

Ingredientes (como prato principal para 2 pessoas)

4 ovos
150g de couve portuguesa cortada em caldo verde
2 dentes de alho picados
75 ml de azeite
Sal
Pimenta preta moída na altura
1 colher de café de açafrão (facultativo)
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Pôr a couve já "cegada" em água fervida com sal e o bicarbonato (ajuda que os legumes verdes mantenham a sua cor) e deixamos repousar 5 minutos.
Nessa altura eliminamos toda a água das couves e colocamos sobre folhas de papel absorvente.
Numa caçarola pomos o azeite a aquecer em lume médio, juntam-se o alho e deixa-se fritar 1 minuto, altura onde acrescentamos as couves, que devem ser espalhadas de forma a cobrirem todo o fundo.
Deixamos cozer 4 minutos e adicionamos os ovos em cima das couves afastados uns dos outros.
Temperamos com sal e pimenta preta, tapamos com um testo e deixamos cozer os ovos até ao ponto desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário