segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bife de atum


"Quem tem amigos tem tudo" esta é uma frase que ouço muitas vezes e me lembro, sobretudo, quando estou rodeado por verdadeiros amigos à volta de uma mesa numa refeição, quer seja cá em casa ou em casa alheia...
Começo esta receita desta forma porque quase sempre que como atum (em conserva ou fresco em posta) este vem dos Açores pela mão de um grande amigo, João Melo. De facto, é sempre muito bom ter um amigo como o João, mas dá ainda melhor resultado quando o convencemos a mudar-se para o nosso prédio uns andares abaixo... assim, o atum nunca falha...!
Falando do atum em si, o atum em conversa (que as gloriosas mãos da mãe do João preparam) é simplesmente maravilhoso, muito saboroso, adocicado, com um ligeiro sabor apimentado, creio que consequência da massa de pimentão que usam na conserva. No que toca ao atum fresco, os lombos são simplesmente fantásticos, muito melhor que os lombos que habitualmente encontramos em supermercados, é só fatiar, grelhar e devorar.
Apesar de gostar de apreciar o atum da forma mais simples, desta vez pretendia preparar algo um pouco diferente mas lembrei-me de uma receita do Jamie Oliver que tinha lido há pouco tempo, que incluída dois ingredientes que adoro: atum e espargos.
A receita é basicamente a mesma, apenas alterei a erva que dá sabor ao molho, ou seja, na receita original foi usado manjericão e na minha versão usei coentros.

Ingredientes (para duas pessoas)

2 bifes de atum com cerca de 200g cada e com cerca de 1.5cm de altura
Um molho de espargos com cerca de 250g
Azeite

Para o molho

5 colheres de sopa de coentros frescos picados
1 malagueta vermelha sem sementes, picada
3 tomates secos picados
100ml de azeite da melhor qualidade possível, usei Thyro
Vinagre balsâmico da melhor qualidade possível
1 limão
Sal e pimenta moídos na altura

Começamos pelo molho, colocam-se a malagueta, coentros, raspa de limão e tomates secos, já picados numa taça. Acrescentamos o azeite, sumo de meio limão, sal, pimenta e mexe-se para homogeneizar.
Aqui se quiserem podem usar um robot de cozinha e preparar uma espécie de "pesto", que não ficará com a textura que se pode ver nas fotos, mas que poderá resultar igualmente a nível de aroma e sabor e é muito mais rápido, ou seja, uma versão para quem não gosta de picar/cortar alimentos.
O molho reserva-se até servirmos o prato final.

Os espargos, são rebentos frequentes na mesa cá em casa, partilho dicas para uma boa compra e posterior preparação destes pequenos pedaços de prazer.
Quando escolhidos no mercado, devem ser bem verdes, ter as suas pontas completas e fechadas (como pétalas de flor), e devem estar sempre bem firmes. Devem sempre escolher os molhos que apresentem mais uniformidade em termos de comprimento e diâmetro.
Para arranjar os espargos, não temos certamente que fazer nenhum trabalho forçado, são relativamente simples de preparar. Cortam-se os caules ou talos (extremidade inferior do espargo) cerca de 4cm (pois têm tendência para ser bastante fibrosos) e passam-se por água. Não devem ser cozinhados por muito tempo (cerca de 4 minutos) pois, caso contrário, perdem o seu sabor e textura delicados.
Depois desta breve explicação, já não há desculpas para não se atirarem de vez aos espargos.
Colocamos uma grande panela ao lume e adicionamos sal. Quando ferver, adicionamos os espargos e deixamos cozer cerca de 4 minutos.
Entretanto colocamos um grelhador de ferro anti-aderente em lume forte até que esteja bem quente.
Para preparar o atum, esfregam-se os bifes com um pouco de azeite de ambos os lados, isto vai ajudar no sabor, textura e cozedura.
Quando o grelhador largar algum fumo, colocamos os dois bifes e deixamos cozer 2/3 minutos do primeiro lado e 1 minuto do segundo, a ideia é que o bife, à semelhança do que acontece com um bife de novilho, fique vermelho no interior, ou seja, mal passado.
Esta é a melhor forma de se saborear um bom bife de atum, não deve de todo cozinhar-se demasiado.
Finalmente colocamos os espargos numa travessa ao prato, em jeito de cama para o bife e rega-se com o molho que esteve em repouso até agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário