domingo, 29 de junho de 2014

Pão da Lola

Creio que é do domínio geral, pelo menos dos meus amigos mais próximos, que os presentes que mais gosto de receber são relacionados com gastronomia, livros, utensílios, objectos curiosos em desuso, doces (claro), entre outros.
No mês passado, numa das suas viagens à nossa "terra mãe", a Carlota trouxe-me Pão-de-ló de Fornelos, que é assim o doce "ex-líbris" da cidade. Para os que não apreciam doces secos, não vão com toda a certeza apreciar este tipo de Pão-de-ló, pois é um doce seco feito apenas com ovos, farinha e açúcar.
Este não é o Pão-de-ló que mais aprecio, no entanto há um sentimento de nostalgia ligado a este doce, uma vez que ao longo dos anos (já vão mais de 30) manteve toda a sua aparência intacta, incluindo o seu particular papel de embrulho azul e branco.
Apesar de ter apreciado o presente da Carlota, não abri a embalagem e deixei dentro do saco plástico para o conservar melhor e, sem que me tenha apercebido, para o proteger melhor...da Lola!
No dia seguinte, reparei que a Lola ficou mais entusiasmada do que eu com a embalagem e decidiu "espreitar" o que seria aquele papel azul e branco dentro do saco, indo até mais longe e provando um pouco do Pão-de-ló de Fornelos.
Como o saco ficou aberto e o Pão-de-ló secou, então decidi (depois de cortar as partes "tentadas" pela Lola) que iria fazer alguma coisa com o bolo. Ocorreu-me voltar a preparar um doce que fazia muitas vezes para cobrir tortas. Este doce não é mais do que um creme de ovos, com vinho do Porto e amêndoas tostadas, que se coloca em cima do Pão-de-ló para diminuir a sensação de secura do bolo.
Quase me sinto incomodado por estar a escrever sobre uma "receita" tão simples, mas o resultado final é de tal maneira delicioso que não resisto a partilhar.

Ingredientes

1/2Kg de Pão-de-ló, partido em fatias finas. Em Fafe parte-se com a mão, para não perder o sabor, dizem.
6 gemas de ovos, batidas para ligar
150 g de açúcar
5cl de água
1 cálice de vinho do Porto
40g de lascas de amêndoa tostada

Colocam-se as fatias de Pão-de-ló num prato largo e fundo.
Numa caçarola colocamos o açúcar e a água e deixamos ferver cerca de 7 minutos.
Retira-se do lume e acrescentam-se as gemas, muito devegar e sempre a mexer, para que não cozam.
Volta-se a colocar a caçarola ao lume, muito baixo, até que comece a engrossar, altura em que retiramos definitivamente do lume e acrescentamos o cálice de vinho do Porto.
Vertemos este creme sobre as fatias de Pão-de-ló e espalhamos as lascas de amêndoas em cima.
Pode comer-se quente ou frio, eu começo logo que termino de o preparar, mas isto deve ser de acordo com a capacidade de resistência de cada um...


1 comentário:

  1. Esta é a receita da sopa dourada, não é? Se não é, é parecida, só sei que deve ser delicioso, ficou com um aspecto fantástico!
    Bjs

    ResponderEliminar