Esta é a receita ideal para preparar nos dias de calor que se aproximam, uma receita simples, muito saborosa e fresca para acompanhar com uma garrafa de um vinho branco alentejano, tão aromático quanto aquele que aprecio enquanto escrevo esta receita.
Ceviche é um prato Peruano, que consiste em "cozer" peixe branco fresco em sumo de um citrino com o acréscimo de mais alguns ingredientes para um toque mais aromático e substancial, caso queiram servir como prato principal.
No meu caso, prefiro pensar em Ceviche como uma receita para servir como entrada, mesmo que tenha quase sempre que preparar a receita a dobrar porque se trata de algo viciante.
Sendo a receita mais popular e "porta estandarte" da gastronomia do Peru, ela surge nas mais variadas possibilidades. Pode-se usar sumo de limão e de laranja amarga mas o mais comum e popular é a lima, fruta que abunda em quantidade e qualidade.
Em relação ao peixe, este deve ser o mais fresco possível e com pouca gordura. Podem ainda ser feitas versões com camarão ou polvo, eu já testei a de polvo mas creio que ainda não encontrei uma receita certa.
Quanto à metodologia, o mais comum é que os pedaços de peixe tenham tamanhos maiores que aqueles que se podem ver na foto contudo, e tendo em conta o meu gosto pessoal, prefiro pedaços mais pequenos mas isto é apenas uma questão de gosto pessoal, como também a forma de servir, eu prefiro com tostas mas será mais próximo do original servir-se com batata doce ou abacate.
Creio que o que importa mesmo é testar esta iguaria e, como em relação a todas as receitas que partilho, prefiro pensar que cada pessoa irá fazer a sua própria versão/interpretação da receita sugerida, adequando melhor ao seu gosto pessoal porque afinal isso é o mais importante...
Uma posta de peixe branco sem espinhas com sensivelmente 400g, partida em cubos de 1cm x 1cm (usei linguado)
Sumo de 4/5 limas mais raspa de uma
2/3 chalotas picadas em bocados bem pequenos
Uma malagueta fresca cortada em pedaços muito pequenos
6 colheres de sopa de coentros picados
Sal
Pimenta preta moída na altura.
Pimenta branca moída na altura
Uma colher de sopa de azeite da melhor qualidade possível (eu usei Thyro)
A ideia é que o sumo de lima cubra por completo todos os ingredientes e fiquem a repousar por cerca de 3 horas no frio.
Quando servirem, podem coar o molho que se cria e que os Peruanos chamam de "leite de tigre" devido ao facto de ter uma cor branca e tendo em conta que este saboroso liquido ajuda a curar as mais "bravas" ressacas. Eu gosto de servir com o "leite de tigre" pois confere uma textura mais húmida e ácida, mas mais uma vez esta parte deixo ao critério de cada um.
Na altura de servir, coloca-se numa taça, com ou sem coar, acompanhado de um cesto de tostas variadas.
Que bela receita, vou guardar.
ResponderEliminar