É frequente assar peixe cá em casa, melhor seria se pudesse fazê-lo nas brasas, mas enquanto não tenho um jardim para o fazer, vou usando o forno para esse efeito.
Quando asso peixe no forno tenho uma regra que, muito, mas mesmo muito raramente quebro, assar o peixe coberto ou fechado em alumínio. Primeiro porque se cobrir e forrar o tabuleiro com alumínio não tenho que o esfregar no final e depois (esta é a razão principal) o peixe fica muito mais suculento, absorvendo melhor os "perfumes" que decidirmos acrescentar.
A receita que proponho hoje, pode ser preparada com outro peixe que quiserem. Não tem necessariamente que ser robalo, nem tão pouco têm que ser usados os mesmos "perfumes", o importante aqui é apenas o método, o resto dependerá da vontade de cada um.
2 robalos frescos e limpos
1 pimento vermelho
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 molho de coentros frescos
Raspa de 1 limão
Sal
Pimenta preta moída na altura
150ml de azeite
Forrar o tabuleiro com a folha de alumínio, deixando um pouco de sobra nas extremidades de forma a que quando colocarmos a folha superior consigamos fechar completamente, uma folha com a outra.
Na base, colocamos metade dos temperos aleatoriamente, pimento, coentros (secos e frescos), sal, pimenta, raspa de limão e azeite.
Colocamos o peixe em cima da "cama" de temperos e voltamos a repetir a mesma operação.
Finalmente, com a segunda folha de alumínio, fechamos o robalo numa espécie de embrulho mal conseguido.
Vai ao forno, cerca de 30 minutos.
Pessoalmente gosto de acompanhar peixe assado apenas com uma salada substancial, couscous ou quinoa.
Gosto muito de peixe e estou sempre à procura de novas formas de os cozinhar! O robalo e a dourada é normalmente escalada e grelhada, mas acho que esta é uma ótima sugestão! ;-)
ResponderEliminarObrigada :)
Olá Cristina, confesso que adoro peixe grelhado na brasa, não me aventura a prepará-lo dessa forma em casa por isso, penso que assar em alumínio é a melhor opção. O resultado é um peixe cheio de sabor e super suculento.
Eliminar