A primeira vez que provei uma sopa de castanhas, foi no restaurante "Bica do Sapato" e fiquei fã imediatamente. Como não tive coragem de ir até à cozinha e pedir a receita ao chef, decidi que iria investigar por conta própria.
Depois de várias experiências, umas mais felizes do que outras, penso ter encontrado a melhor receita e a que mais se parece com a sopa que tinha comido.
Esta é uma receita de Outono, como é o caso do principal ingrediente, a castanha. Os cogumelos usados foram os "Paris" e "Porcini", que fazem a combinação ideal neste prato dando textura e sabor.
As castanhas usadas foram previamente cozidas e descascadas. No entanto, pode usar-se castanhas congeladas, contudo, a sopa não ficará com um sabor a castanha tão notório, uma vez que não teremos a mesma água de cozedura para acrescentar à sopa.
Ingredientes
600g de cogumelos Paris lavados e partidos ao meio
25g de cogumelos Porcini
500g de castanhas cozidas sem pele.
1 alho francês partido às rodelas
1 caldo de carne
1.5L de água de cozedura das castanhas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de cravinho (facultativo)
1 colher de café de pimenta preta moída na altura
50 ml de vinho do porto tinto
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de sal grosso
Começa-se por colocar de molho, numa chávena de chá, os cogumelos secos. Deixam-se ficar dentro de água até que precisemos de usá-los.
Coloca-se o azeite numa panela para preparar a sopa cerca de 1 minuto, até aquecer, e acrescenta-se o alho francês e o sal. Deixa-se fritar cerca de 3 minutos em lume médio, altura em que acrescentamos os cogumelos Paris e tapamos a panela com o testo de imediato. Isto ajuda a que os cogumelos larguem a sua preciosa água cheia de sabor. Esta operação deverá demorar cerca de 10 minutos.
Quando os cogumelos já tenham cumprido a sua função, acrescentamos os cogumelos Porcini, a sua água e deixamos cozer mais 5 minutos.
De seguida, acrescenta-se as castanhas cozidas, o cravinho, caldo de carne e a pimenta, deixamos cozer mais 10 minutos.
Passamos a sopa com a varinha mágica, durante cerca de 4/5 minutos para que fique com uma textura cremosa.
Finalmente, de volta ao lume, acrescentamos o vinho do Porto e molho inglês, aguardamos que comece a ferver e depois desliga-se de imediato.
Pode servir-se simples, ou pode acrescentar-se umas tiras de presunto tostado no forno.
Sem comentários:
Enviar um comentário