segunda-feira, 2 de junho de 2014

Favas com salpicão

Para mim, esta é uma das receitas que assinala a chegada da Primavera, altura em que aparecem as primeiras favas frescas no mercado. É também uma receita que me faz recordar a minha infância pois era habitual calhar-me o "trabalho árduo" de descascar as favas às quartas-feiras, uma vez que era (e continua a ser) o dia de mercado em Fafe.
Como é óbvio, esta receita pode preparar-se igualmente com favas congeladas, no entanto sou da opinião que as favas frescas têm um sabor e textura bem diferentes das congeladas, não querendo isto dizer que não sejam de qualidade, são apenas diferentes.
Como refiro no inicio do texto, a Primavera é a altura em que começam a aparecer as primeiras favas e gosto particularmente, sempre que possível, de usar produtos da época pois além de serem mais baratos têm outro sabor.
Embora esta seja, na minha opinião, por excelência, a receita que melhor "destino" dá ás favas, existem variadas formas de as preparar, no arroz, sopa e até bolos salgados. O importante é que sejam de qualidade e realmente frescas, caso contrário poderão ser difíceis de cozer ficando com uma textura desagradavelmente dura.
Dependendo do destino que dá ás favas, poderá ser necessário retirar a pela exterior. Para esta receita, eu mantenho a pele mas, por exemplo, para fazer creme de favas, retiro a pele, para um creme mais aveludado.
Resumindo, as favas são uma leguminosa que nos premite dar largas à imaginação, ricas em proteínas e que nos permitem apreciar ainda melhor a Primavera.

Ingredientes (para 4 pessoas)

1kg de favas (já descascadas)
1 cebola média (200g) picada em cubos bem pequenos
3 tomates bem maduros partidos em cubos pequenos
50ml de azeite
1 salpicão de alta qualidade cortado em fatias
1 folha de louro
4 colheres de sopa de coentros picados
Sal
Pimenta branca moída na altura

Colocar a cebola e o azeite num tacho e deixar fritar até que a cebola comece a ganhar uma tonalidade dourada pálida, nesta altura colocar o tomate e o salpicão, deixar cozer um pouco até que o tomate comece a desfazer-se.
Nesta altura, acrescantamos o louro, sal, pimenta e as favas, reduzimos o lume a tapamos com o testo.
Deixamos as favas cozer até que estejam tenras, nesta altura acrescentamos os coentros e deixamos cozer não mais que dois ou três minutos.
Para os mais corajosos, uma vez que este prato já é substancial, aconselho um ovo escalfado para acompanhar.

1 comentário:

  1. Adoro favas e continuo a achar que fazem a parceria perfeita com enchidos! ;)
    Maravilhosa esta sugestão.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar