quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bombons de chocolate e amendoim

Esta é uma receita que pode servir de presente quando queremos preparar algo para alguém especial, em vez de se comprar alguma coisa parecida numa loja. Mas também gosto de servir estes doces com o café no final de uma refeição em jeito de último mimo da noite.
Seja como for, é uma receita básica e muito satisfatória, com pouco mas algum trabalho à mistura.
Na preparação desta receita usei uma manteiga de amendoim com pedaços (obrigado Lulinha) pois penso que é mais simpático trincar pequenos pedaços de amendoim à medida que a mistura de chocolate se vai derretendo na boca.

Ingredientes

120ml de natas
200g de chocolate de leite
100g de manteiga de amendoim (com pedaços)
Uma pitada de sal
2 folhas de papel vegetal

Cobertura

100g de chocolate preto derretido
25g de manteiga

Aquecer as natas numa pequena caçarola e verter sobre o chocolate partido em cubos, mexer até obter um creme homogéneo.
Acrescentar a manteiga de amendoim e o sal, mexer novamente para misturar bem. Colocar no frigorifico durante 3 horas para que endureça.
Para moldar os bombons, podem usar duas colheres de sobremesa ou mesmo aos mãos, a ideia é obter uma bolinhas imperfeitas, não estamos à procura de perfeição, não somos uma casa especializada, somos apenas gulosos, muito gulosos.
À medida que vamos formando as bolinhas vamos colocando numa folha de papel vegetal que quando totalmente preenchida vai ao frigorifico para endurecer durante 1hora.
Quando as bolinhas tiverem endurecido, derretemos o chocolate com a manteiga no microondas vigiando a cada 20 segundos para não queimar.
Finalmente com a ajuda de um pau de espetadas, vamos passando cada bola de chocolate pelo chocolate preto derretido, repetindo esta operação até terminar as bolinhas todas.
Vão ao frigorifico até ficarem bem frescas, como devem ser servidas.

5 comentários:

  1. Olha só que maravilha, ficaram bem lindos. Eu adoro bombons caseiros, são sempre os melhores. E chocolte com amendoim é um casamento perfeito. Gostei. ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Só há pouco tempo provei manteiga de amendoim, e fiquei tão fã quanto de Nutella! Estes bonbons prometem ter um sabor muito bom!
    Beijinhos
    Boa Páscoa!
    Lena
    Cooking (http://cookingbooksblog.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  3. Parecem-me maravilhosos. E se a manteiga de mendoim for sem glúten é uma ótima receita cá para casa. Tenho que procurar e ver.
    Maria João

    ResponderEliminar
  4. ORa bem, eu adoro manteiga de amendoim...por isso esta receita tocou-me o coração profundamente! :) Que fomeeee!

    ResponderEliminar