domingo, 16 de março de 2014

Robalos no forno

É frequente assar peixe cá em casa, melhor seria se pudesse fazê-lo nas brasas, mas enquanto não tenho um jardim para o fazer, vou usando o forno para esse efeito.
Quando asso peixe no forno tenho uma regra que, muito, mas mesmo muito raramente quebro, assar o peixe coberto ou fechado em alumínio. Primeiro porque se cobrir e forrar o tabuleiro com alumínio não tenho que o esfregar no final e depois (esta é a razão principal) o peixe fica muito mais suculento, absorvendo melhor os "perfumes" que decidirmos acrescentar.
A receita que proponho hoje, pode ser preparada com outro peixe que quiserem. Não tem necessariamente que ser robalo, nem tão pouco têm que ser usados os mesmos "perfumes", o importante aqui é apenas o método, o resto dependerá da vontade de cada um.

Ingredientes (para 2 pessoas)

2 robalos frescos e limpos
1 pimento vermelho
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 molho de coentros frescos
Raspa de 1 limão
Sal
Pimenta preta moída na altura
150ml de azeite

Ligamos o forno a 200ºC.
Forrar o tabuleiro com a folha de alumínio, deixando um pouco de sobra nas extremidades de forma a que quando colocarmos a folha superior consigamos fechar completamente, uma folha com a outra.
Na base, colocamos metade dos temperos aleatoriamente, pimento, coentros (secos e frescos), sal, pimenta, raspa de limão e azeite.
Colocamos o peixe em cima da "cama" de temperos e voltamos a repetir a mesma operação.
Finalmente, com a segunda folha de alumínio, fechamos o robalo numa espécie de embrulho mal conseguido.
Vai ao forno, cerca de 30 minutos.
Pessoalmente gosto de acompanhar peixe assado apenas com uma salada substancial, couscous ou quinoa.

2 comentários:

  1. Gosto muito de peixe e estou sempre à procura de novas formas de os cozinhar! O robalo e a dourada é normalmente escalada e grelhada, mas acho que esta é uma ótima sugestão! ;-)
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, confesso que adoro peixe grelhado na brasa, não me aventura a prepará-lo dessa forma em casa por isso, penso que assar em alumínio é a melhor opção. O resultado é um peixe cheio de sabor e super suculento.

      Eliminar