terça-feira, 25 de março de 2014

Boeuf Bourguignon Gaspar

Já há muito tempo pretendia partilhar no blog esta receita pela qual sou apaixonado, e preparo sempre que tenho convidados "especiais", e sempre que não também...
Esta receita tem origem em França, mais precisamente na região da Borgonha que nos brinda também com vinhos excepcionais. A primeira vez que comi este prato foi em Paris contudo na altura fiquei um pouco decepcioando, embora tenha percebido de imediato o potencial daquela combinação.
Passaram-se meses sem me lembrar de investigar a receita até que o Mickael me sugeriu um filme - Julie and Julia - e nessa noite reavivou-me a memória a receita que desde logo coloquei na lista de receitas a testar rapidamente.
Não foi fácil descobrir uma receita que assentasse na descrição que o Mickael faz da que a mãe dele preparava, mas depois de bastante investigação e várias provas, creio ter conseguido uma receita de fácil preparação, alguma técnica e muito, muito saborosa.
A carne deverá ficar muito tenra e saborosa com um molho espesso, escuro e cheio de sabores profundos, desde vinho tinto, cebola e sabores fumados, que se devem conjugar com um vinho tinto excepcional, quer para cozinhar a carne, quer para degustar a mesma.
Senhoras e senhores, Boeuf Bourguignon du Mr.Gaspar.

Ingredientes (para 6 pessoas)

1.5Kg de carne de novilho
2 cebolas médias (300g)
3 cenouras (250g)
3 dentes de alho inteiros sem casca
2 folhas de louro
400g de cogumelos Paris lavados e com pé cortado
1 garrafa de vinho tinto de boa qualidade (700ml)
1 colher de sopa de tomilho
1L de caldo de carne (1 caldo de carne de compra + 1L de água)
6 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de manteiga
250g de bacon fumado partido em cubinhos
2 colheres de sopa de salsa picada para polvilhar no final
Sal e pimenta preta moída na altura

Apesar de ser de fácil execução, é um prato com alguma técnica no início, depois faz-se praticamente sozinho.
Começamos pela carne, que deve ser partida em forma rectangular com cerca de 4cm por 8cm.
Depois de partida, devemos secar a carne com a ajuda de um pano ou com papel de cozinha.
Numa frigideira, saltear a cebola partida em quartos, cenoura e alho com duas colheres de azeite. Assim que a cebola tiver ganho um pouco de cor, retiramos e reservamos num prato.
Na mesma frigideira, em lume médio/alto colocamos duas colheres de sopa de azeite e uma de manteiga, fritamos a carne de cada lado, de forma a que fique bem dourada em ambos os lados. Esta operação não é mais do que selar a carne para que quando for cozer possa manter todos os seus sucos no seu interior, tornando-a mais saborosa e macia. Repetimos esta operação até que tenhamos terminado a carne, azeite e manteiga.
Num tacho de ferro fundido ou outro que queiram usar, colocam a cebola, cenoura, alho e carne.
De seguida acrescentam o tomilho, vinho tinto, sal e coloca-se em lume baixo a cozer por cerca de 2 horas, altura em que o vinho deverá ter desaparecido na sua totalidade ou quase.
Nesta altura acrescentamos o caldo de carne, pimenta preta e verificamos se necessita de rectificar o louro ou o tomilho e deixamos cozer em lume baixo cerca de 1h/1h30 altura em que deverá existir ainda um caldo escuro que servirá de molho para o acompanhamento.
Numa frigideira (pode ser a mesma do inicio), colocamos o bacon fumado e fritamos até que fique bem, bem dourado, depois acrescentamos os cogumelos e saltemos por cerca de 4 minutos.
Finalmente acrescentamos os cogumelos e o bacon à carne e deixamos cozer cerca de 10 minutos, apenas para que os sabores se misturem.
Antes de servir retificar todos os temperos.
Acompanha com batatas cozidas sem pele ou uma boa massa italiana como pappardelle.
Para melhor saborearem este parto, preparem-no de véspera, conselho sábio do Mr. Gaspar!

4 comentários:

  1. Mr.Gaspar j'adore votre Boeuf Bourguignon!! Fantastique! :)

    ResponderEliminar
  2. Acabei de descobrir este blog e fiquei rendido e deslumbrado com as deliciosas receitas e imagens das mesmas. Maravilhado é como fiquei. Vou voltar mais vezes.
    Este bife está apetitoso. ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita, espero que voltem mais vezes e que este espaço sirva de partilha e inspiração para bons repastos. Este prato, é de facto uma das minhas mais apreciadas descobertas!

    ResponderEliminar
  4. caro romeu, permita-me 2 perguntas tontas.

    1. este prato é feito sobre lume ou no forno?
    2. o tacho de ferro durante o processo de evaporação do vinho e caldo de carne está tapado ou destapado?

    ResponderEliminar