domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pasta com molho de pimentos assados

Há muitos anos que via frascos de pimentos assados no supermercado e me perguntava o motivo que levaria alguém a comprar pimentos assados em conserva e não os assaria em casa. Depois de muitas idas ao supermercado e mais trocas de olhares com frascos de pimentos, cedi ao charme da sua cor vermelho gritante e lá trouxe um frasco para casa.
O frasco ficou algum tempo guardado até que um dia abri e provei os pimentos.
Não eram maus, apesar de terem o sabor avinagrado das conservas e, na minha opinião, não serem adequados à substituição dos pimentos assados para acompanhar a sardinha, no entanto, planeei-lhes outro destino...

Ingredientes

500g de tagliatelle
1 frasco de pimentos assados de conserva (400g)
100g de requeijão
40g de manjericão
1 dente de alho
4 colheres de sopa de azeite da melhor qualidade possível
50g de amendoas (moídas ou por moer)
Sal
Pimenta preta moída na altura

Começamos sempre pelo molho, esta é uma regra muito importante: o molho espera pela massa e não o contrário.
Colocam-se todos os ingredientes (à excepção da massa) num copo de robot de cozinha e trituram-se até obtermos uma textura granulosa mas homogénea. Reservamos até que a massa esteja cozida.
Para cozer a massa, há sempre a regra de usar 1L de água para cada 100g de massa, por isso, colocamos 5L de água numa panela a aquecer.
Quando estiver a ferver em cacho, adicionamos bastante sal e acrescentamos a massa, que deverá cozer de acordo com instruções de embalagem. Eu deixo cozer sempre um minuto a menos do que o indicado e apenas devemos começar a contar o tempo de cozedura depois que a água volte a ferver após a introdução da massa.
Finalmente, vertemos o molho sobre a massa, que deverá estar escorrida mas não completamente, deverá estar húmida, desta forma temos uma textura mais cremosa.
Serve-se acompanhado de parmesão ralado na altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário