quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Crumble do Amor com gelado de baunilha

Desde a primeira vez que comi crumble de maçã, que não consigo parar de imaginar que frutas, ou mesmo legumes, usar para prepara diferentes versões do mesmo. A receita de hoje é o reflexo disso mesmo, mas numa versão ainda mais rápida que o de maçã, uma vez que não temos que estar a descascar e partir absolutamente nada.
Os frutos vermelhos que uso são congelados e cumprem na perfeição a sua função, não é necessário o uso de frutos vermelhos frescos, além de que as misturas congeladas são mesmo o ideal para esta receita.
Confesso que apesar da receita ter sido pensada por mim, desta vez foi o Mickael que a preparou sob a minha supervisão. Apenas tive que dizer o que acrescentar tendo em conta a simplicidade da receita.
Como não podia deixar de ser o gelado foi também preparado cá em casa, e aqui eu tenho que insistir e implorar, façam esta receita completa, ou seja, o crumble e o gelado pois o resultado final é mesmo fantástico. O gelado demora 15 minutos a preparar sem NENHUM esforço e não precisam de máquina de gelados, o resultado desta receita fica super cremoso e cheio de sabor.

Ingredientes

1 embalagem de frutos vermelhos congelados
3 colheres de sopa bem cheias de açúcar
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa de farinha de milho
1 Tabuleiro de 20cmx20cm de forno

Para o crumble (cobertura)
150g de farinha de trigo
100g de manteiga
50g de açúcar
1 colher de café de fermento
1/2 colher de café de sal

Para o gelado de baunilha
400ml de natas para bater
1 lata de leite condensado (400g)
1 vagem de baunilha ou 2 colheres de chá de essência de baunilha

O crumble:
Aquecer o forno a 200ºC
Colocar no tabuleiro de forno os frutos vermelhos, o açúcar, raspa de limão, farinha de milho e envolver bem.
Numa taça colocar a farinha de trigo, açúcar, fermento, sal e a manteiga, partida aos cubos, diretamente do frigorifico (é mesmo importante que esteja bem fria)
Com a ajuda de uma batedeira ou mesmo com as pontas dos dedos envolver bem todos os ingredientes de forma que se obtenha uma mistura com a textura de areia.
Colocar esta mistura em cima dos frutos vermelhos de forma a cobrir toda a superfície e não fiquem frutos de fora da mesma.
Colocar no forno até que esteja bem dourado.

O gelado:
Colocar as natas numa taça e bater durante 3 minutos na velocidade máxima.
Acrescentar a baunilha (se usarem uma vagem raspem o interior da mesma, guardando a vagem para aromatizar açúcar num frasco) e o leite condensado e bater até que tenham uma mistura cremosa que mantenha a sua forma.
Colocar numa caixa hermética no congelador.
Deve servir-se uma porção generosa de crumble morno com uma ou duas bolas de gelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário