quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Folhado de alheira

Tenho sempre algumas embalagens de massa folhada no frigorífico ou mesmo no congelador, tenho especial apreço por elas, uma vez que considero que podem "salvar vidas" em dias mais ou menos atarefados como os que ponteiam as minhas semanas. Da mesma forma que tenho massa folhada sempre à mão tenho também alheiras, não fizessem elas, muito frequentemente parte das minhas refeições, quer como entrada, quer como prato principal.
No caso da receita de hoje, pode muito bem ser uma entrada ou prato principal, no entanto prefiro pensar que se trata de um prato principal pois a alheira é substancial e acompanhada por uma boa salada verde compre o requisito para se apresentar como tal.

Ingredientes

1 alheira (pode ser de caça ou de bacalhau)
1 embalagem de massa folhada (usei rectangular)
1 gema de ovo mexida com uma colher de sopa de água
Ervas aromáticas secas a gosto

Ligar a forno a 200ºC.
Abrir a massa folhada e cortar em duas partes iguais, no sentido longitudinal.
Abrir a alheira e retirar o seu recheio para uma taça.
No centro de cada rectangulo colocar recheio de alheira, fazendo uma tira de carne ao longo de todo o rectângulo. Repetir esta operação para ambos os rectângulos.
Enrolamos agora os rectângulos de forma a fechá-los, para isto, basta fechar a massa da alheira com a massa folhada de forma a fazer um tubo de massa folhada com a massa da alheira.
Apertamos as pontas para que não saia o recheio.
Colocar uma folha de papel vegetal (podem usar a que veio com a massa folhada) num tabuleiro de forno.
Finamente pincelamos a parte superior de cada "rolo" com a gema de ovo e se quiserem podem golpear ligeiramente a massa folhada de forma a criar um xadrez, mas muito levemente para não furar a massa, a ideia aqui é apenas estética.
Colocam-se no forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que estejam bem dourados.


Sem comentários:

Enviar um comentário