segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Quinoa com rúcula

Por vezes, confesso-me demasiado relutante em experimentar certos ingredientes, baseado apenas em algum instinto que me faz dizer não, ou adiar a experiência sem motivo aparente.
O resultado de um desses momentos foi ter adiado tantas vezes provar quinoa. Não sei explicar o motivo, mas nunca sequer tinha comprado um pacote para experimentar, até que, imbuído pelo espirito consumista num supermercado italiano, onde não consigo parar de comprar, me deparo com a quinoa novamente.
Sem mais demoras, apanho a embalagem que melhor me parecia, e viajei com ela até Lisboa, onde repousou na minha despensa por mais alguns meses.
Até que um dia, foi o dia, e nesse dia vi a luz! Lúcia, muito obrigado!
A quinoa tem um sabor muito particular, ao qual podemos acrescentar e acompanhar com quase tudo, até mesmo ser base de uma salada composta.
Para a preparação da quinoa aplica-se a regra de proporção de 2 para 1, ou seja, duas medidas de água para uma de quinoa. Resulta sempre.

Ingredientes (4 pessoas):

300g de quinoa
2 colheres de sopa de azeite de alho
75g de rúcula (ligeiramente triturada como se fosse salsa)
1 colher de sopa de raspa de limão
Sal
Pimenta branca moída na altura

Num tacho, coloca-se a quinoa, a água fria, o azeite, sal, pimenta e raspa de limão.
Deixar cozer em lume médio/baixo cerca de 20/25 minutos. Para saber se já está cozida, basta perceber se a quinoa está seca (não deverá haver água no tacho).
Retira-se a quinoa para uma taça grande, acrescenta-se a rúcula, e envolve-se bem.
Servir de imediato.

1 comentário:

  1. Boa! :) vou experimentar Romeu, apresenta mais receitas vegetarianas, tanto salgadas como doces...era uma boa ideia, para pessoas como eu, sempre dás alternativas no teu blogue*bjinhos e Parabéns pelo Blogue

    ResponderEliminar