sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tien de legumes Milanes

Na minha última viagem a Itália, numa das mais prestigiadas lojas alimentares de Milão, vi uns tabuleiros que continham filas intermináveis de courgette e tomate, fatiados e colocados alternadamente, fazendo umas filas de riscas vermelho e verde, com o ar mais apetecível do mundo.
No momento em que ia comprar, fui alertado para o facto de que não valia a pena comer ali, porque havia um sítio onde poderia provar uma receita bem melhor. Fui enganado, não cheguei a provar a tal receita, e portanto, esta receita será o resultado do que eu esperava que aquelas courgettes e tomates fossem, e acho muito sinceramente que consegui.
Esta receita funciona lindamente como acompanhamento de quase todos os pratos, ligando bem com pratos de peixe, pratos de carne, ovos ou como entrada, até porque se prepara em menos de 5 minutos.


Ingredientes (para 4 pessoas)

2 courgettes pequenas, fatiadas (podem usar de qualquer tamanho ,mas para esta receita, prefiro as menores)
4 tomates pequenos e fatiados finos
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de tomilho
1 colher de chá de raspa de limão
Sal
Pimenta preta moída na altura
Folha de papel vegetal



Ligar o forno a 180ºC. Num tabuleiro, colocar a folha de papel vegetal (se não quiserem esfregar o tabuleiro no final, caso apreciem esta tarefa, descarta-se o papel. No entanto o papel vegetal é, neste momento, o meu melhor amigo na cozinha).
Cortam-se os tomates e as courgettes em fatias finas, com cerca de 0,5 cm, mas não é necessário usar
régua...
Colocam-se alternadamente num tabuleiro, as fatias de tomate e courgettes, alternando entre verde e
vermelho, até terminarem os legumes. Tenham atenção de levar as fatias de uma ponta até à outra do
tabuleiro, de forma a que se segurem quando forem ao forno.
Numa taça, colocam-se o alho triturado, azeite, tomilho, limão, sal e pimenta, agita-se bem para homogeneizar e verte-se com a ajuda de um pincel, sobre os legumes.
Coloca-se no forno durante 20 minutos, altura em que os legumes começam a ter um aspecto desidratado, e tom dourado na superfície.

Sem comentários:

Enviar um comentário