segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lombo de porco Natalício


A minha sugestão de Natal é uma sugestão para o almoço de dia 25. Não seria capaz de retirar o bacalhau do jantar de 24, confesso que sou um fã de bacalhau cozido com todos na noite da consoada. No entanto admito que não aprecio peru e, apesar de adorar polvo, a ideia de o servir no almoço de Natal, não me seduz.
Assim senda minha sugestão é um lombo de porco, no entanto um receita com um pouco mais de brilho, porque a data assim o requisita.
É uma receita simples mas requer apenas um pouco de destreza e técnica para a cozedura e para a colocação da cobertura, mas nada que, com um pouco de paciência, não se concretize.


Ingredientes (para 6 pessoas)

1.5kg de carne de porco
2 colheres de sopa de salmoura (ver receita)
Sumo de raspa de uma laranja
1 colher de chá de tomilho
100ml de Brandy, usei Macieira
75ml de azeite
12 ameixas secas sem caroço
12 alperces secos sem caroço
4 raminhos de tomilho
Cordão para usar na cozinha


Começamos por temperar a carne com a salmoura, folhas de tomilho, raspa e sumo de laranja, 25ml de azeite e macieira.
Deixamos macerar a carne durante 3/4 horas, no entanto, quanto mais tempo estiver com os temperos, mais estes vão impregnando a carne.
Ligamos a forno a 200Cº.
Coloca-se o restante azeite no fundo de um tacho de ferro fundido, aquecendo em lume forte.
Coloca-se o lombo e deixa-se fritar de cada lado cerca de 5 minutos, o aspecto com que deve ficar é um aspecto dourado como se estivesse assado. Esta operação faz-se antes de colocarmos o lombo no forno, e o seu intuito é ter um lombo mais suculento uma vez que o facto de o "fritarmos" rapidamente faz com que fique com uma espécie de capa que mantém a maior parte dos seus sucos no interior.
Depois de devidamente dourado, deixamos arrefecer totalmente.
Quando o lombo estiver quase frio, colocamo-lo  em cima de uma tabua de madeira e vamos então vesti-lo para o Natal. Coloca-se alternadamente, no topo do mesmo, filas de alperces e ameixas e, nos intervalos das mesmas, os raminhos de tomilho.
Agora, com algum cuidado vamos passando em cima das frutas voltas de cordão de forma a que quando o lombo cozer, estas não se percam, e absorvam o sabor do porco que vai largando os seus sucos.
No mesmo tacho que usamos anteriormente, colocamos os sucos que restaram do tempero e se houver poucos líquidos podemos acrescentar mais 75ml de macieira, isto vai ajudar a que a carne fique mais macia. Colocamos o testo no tacho e levamos ao forno por cerca de 40 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário