domingo, 17 de novembro de 2013

Túbaros de alheira


Em casa da minha avó materna faziam-se alheiras e os mais variados enchidos. Era uma produção em reduzida escala, e muito muito artesanal. Recordo-me que na altura em que a minha avó as fazia, eu não achava muita piada a ter que ajudar, mas no entanto a minha avó dizia-me sempre "se queres comer, tens que ajudar", e portanto, quando o tema é "alheira" tudo para mim tem um significado muito especial. Certo é que a minha avó já não faz alheiras, eu também não, e no entanto continuo a usá-las na minha cozinha. 
As alheiras do supermercado são muito diferentes daquelas que eu fazia em criança, e uns anos mais tarde tive que reaprender a fazer, quando na faculdade tive uma cadeira que assim o exigia, mas desta vez de modo industrial.
Ainda assim, continuo a adorar alheiras e as mais diversas formas de as usar. A receita que proponho é o exemplo de como usar alheiras de uma forma diferente, podendo ser uma entrada muito apreciada ou um prato principal acompanhado de uma massa ou uma salada.


Ingredientes (para 4 pessoas):

2 alheiras de caça da melhor qualidade possível
1 ovo batido
100g de pão ralado
Óleo para fritar

Começa-se por abrir as alheiras e retirar o seu recheio para uma taça. Adiciona-se duas colheres de sopa bem cheias de pão ralado e mistura-se bem (o pão ralado no interior da massa ajuda a que esta fique mias seca e melhore a sua textura depois de frita).
Usam-se duas tigelas, uma para colocar o restante pão ralado e outra para bater o ovo.
Voltando à massa de alheira, vamos retirando pequenos bocados e com as mãos damos-lhe a forma de pequenas bolas (o tamanho que aprecio pode ver-se na foto, mas podem fazer o formato e tamanho que mais gostarem) e vamos pousando num prato lavado.
De seguida, com a ajuda das mãos ou de um garfo, vamos colocando as bolas de alheira no ovo batido, seguindo-se o pão ralado, de forma a que fiquem bem panadas. Esta operação repete-se até que já não tenhamos mais massa.
Finalmente fritam-se em óleo bem quente, atenção que fritam muito rápido, cerca de 3 minutos até que fiquem douradas. Devem colocar-se sobre um papel absorvente de forma a que este absorva o óleo em excesso. 
Devem comer-se ainda quentes, se bem que também são óptimas frias.

1 comentário: