terça-feira, 19 de novembro de 2013

Rojões à minhota

Um verdadeiro minhoto gosta de rojões, arroz com estrugido e sabe o que é salmoura. Pois bem a receita que se segue vive da combinação destes três elementos e não só...
Na verdade a minha receita de rojões é ligeiramente mais simples do que receita tradicional que a minha mãe prepara, uma vez que reduzo a variedade de carne, simplifico o arroz, e frito as batatas com a casca.
A parte mais desagradável da receita é que não se trata de uma receita "express", a carne terá que ser temperada algumas horas antes, mas este também não é um prato para se fazer a meio da semana depois de um dia intenso de trabalho. Este é um prato para o almoço de domingo.

Ingredientes:

1Kg de carne de porco partida em cubos (eu gosto do lombo, aqui basta pedir ao seu talhante que lhe forneça a carne mais indicada)
3 colheres de sopa de salmoura (ver receita aqui)
1 folha de louro seco
100ml de vinho branco seco
150g de banha de porco
600g de batatas com casca, partidas em cubos médios
200g de banha de porco para fritar as batatas
2 colheres de sopa de salsa picada

Coloca-se a banha de porco no fundo de um tacho largo para acomodar bem todos os pedaços de carne, e que a maioria fique em contacto com a banha. Quando a banha estiver bem quente juntamos a carne e o louro, que em lume baixo vai começando a "cozer" na banha ficando com uma cor clara, basicamente a cor de carne cozida.
Os rojões devem cozer durante cerca de 20 minutos, em lume brando, até que, nessa altura, podemos retirar a água que se tenha formado, de forma a que comecem a ganhar a cor dourada que se pretende.
Num outro tacho, ou caçarola, aquece-se a restante banha para fritar as batatas. Quando a banha estiver bem quente, acrescentamos as batatas, bem secas para que fiquem estaladiças. Repetimos o processo até que não tenhamos mais batatas, a não ser que tenham uma caçarola grande o suficiente para fritar todas de uma só vez.
Entretanto, mantemos os rojões em lume brando, agitando de vez em quando, para dourarem de igual modo, ficando manchados de dourado uniformemente.
Finalmente, no tacho onde fritamos os rojões ou num outro recipiente, misturamos as batatas com os rojões e polvilhamos com a salsa picada.
Este prato pode acompanhar bem com grelos salteados, arroz com estrugido e castanhas cozidas, sempre bem regados com um belo vinho tinto, neste caso poderia mesmo ser o Terrus do Douro.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário