quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Gaspacho

Creio que sempre que dou uma festa, por altura do verão, cá em casa há gaspacho no frio, claro! O gaspacho à portuguesa foi-me dado a provar pela Raquel P, à espanhola pela Catinga e ainda uma versão mais contemporânea (com maçã em vez de pepino) pela Barrios. Todas as versões são óptimas e passam o verão cá em casa.
Basicamente não há grande diferença entre o gaspacho à espanhola e à portuguesa, os ingredientes são os mesmos, mas a metodologia de preparação difere. O espanhol é triturado e no português os legumes são partidos em cubos bem reduzidos (1x1cm).
Um destes dias percebi que é frequente existir gaspacho “Tetra pak” no supermercado, a Lúcia levou para a praia e, apesar de preferir a versão caseira, a versão industrial não era má de todo. A ideia de levar uma sopa fria para a praia agrada-me, basta que tenhamos um recipiente para a manter bem fria, e podemos ir bebendo ao longo do dia, ou mesmo num piquenique onde também pode ser um óptima ideia em pequenos copos de shot.

Ingredientes

5 tomates bem maduros (com ou sem grainhas) com cerca de 1kg
1 pepino sem casca com cerca de 200g
½ pimento verde
1 malagueta vermelha fresca, sem sementes
1 ou 2 dentes de alho, dependerá do vosso amor ao mesmo
4 colheres de sopa de azeite da melhor qualidade possível, eu usei Thyro
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de oregãos
Sal e pimenta preta moídas na altura
Água

Misturar todos os ingredientes no copo de um robot de cozinha e triturar até se obter a textura desejada.
O único ingrediente não quantificado é a água uma vez que iremos acrescentando aos poucos para dentro do robot de cozinha de forma a obtermos uma textura cremosa.
Esta parte, mais uma vez, deixo ao vosso critério, há quem aprecie um gaspacho mais líquido, eu aprecio uma textura mais cremosa, por vezes, até acrescento uma dou duas claras de ovo, para uma textura extra-suave.
Caso decidam servir o gaspacho em casa podem acompanhar de uns cubos de pão, com cerca de 1x1cm tostados no forno com azeite, e acrescentados no último minuto, em jeito de decoração em cada prato onde servirem o gaspacho.

3 comentários: