domingo, 27 de julho de 2014

Espetadas de frango

Há algo altamente compensador e gratificante na preparação de espetadas em casa, não me perguntem porquê, pois eu desconheço o motivo, mas é algo que sinto cada vez que decido mimar-me com esta receita.
Na verdade não há absolutamente nada de complicado, ou mesmo demorado, na preparação de espetadas, razão pela qual nunca compreendi porque motivo as pessoas compram espetadas já prontas nos supermercados.
A parte mais demorada é a de cortar os legumes mas isso dá-me imenso prazer, além de me relaxar, permite-me usar alguns dos meus brinquedos favoritos, como o set das maravilhosas facas que as manas Correia me ofereceram. De qualquer forma a preparação desta receita envolve apenas 15 minutos depois, enquanto o frango grelha, podemos preparar uma salada ou um arroz para acompanhar.
Se quiserem ser perfeccionistas e que as vossas espetadas cozam mais rapidamente e uniformemente, podem partir os legumes e frango com as mesmas dimensões, cerca de 2x2cm.

Ingredientes (para 4 pessoas)

3 peitos de frango partidos em cubos
4 paus próprios para espetadas
8 cogumelos inteiros
2 tomates partidos em quartos
1 cebola partida em quartos
1/2 pimento partido em cubos
1/2 courgette partida em cubos
1/2 chouriço (ou salpicão) em fatias

Para o molho

2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de alecrim ou tomilho seco
1 malagueta vermelha (com ou sem sementes) partida em pedaços muito pequenos.
6 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho triturados
Raspa de 1/2 limão

Para preparar o molho, basta juntar todos os ingredientes numa taça e envolver bem.
De seguida as espetadas, vai-se colocando nos paus de madeira, alternadamente, cada um dos ingredientes mencionados em cima, eu gosto de começar e terminar com um cogumelo, mas não é uma regra, a ideia é que seja aleatório.
Quando terminarmos esta operação, com a ajuda de um pincel, acrescentamos um pouco de molho às espetadas, forma a cobri-las homogeneamente com todos estes sabores antes de grelhar.
Enquanto isto, colocamos o grelhador a aquecer sem adição de qualquer gordura, e quando estiver bem quente (deve ver-se um pouco de fumo) colocamos as espetadas a grelhar e pincelamos novamente com o molho, a ideia é irmos pincelando com o molho até que terminem de grelhar, nesta altura devem estar bem douradas.
Finalmente, antes de servir, voltam-se a pincelar com o restante molho.

1 comentário:

  1. Que aspecto fantástico que têm estas espetadas!!

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar