quarta-feira, 9 de julho de 2014

Bolo mulato

Este foi o primeiro bolo que preparei, devia ter cerca de 8 anos e era também este o bolo que mais vezes se comia em casa dos meus pais. Não só porque todos apreciávamos este bolo, mas também porque era uma receita familiar e, tanto a minha mãe como as minhas tias e avós, faziam este delicioso bolo. É um bolo muito simples de preparar não sendo preciso pesar absolutamente nada, apenas temos que usar a mesma medida para o açúcar, o leite e a farinha. O cacau, terá mesmo que ser da melhor qualidade possível uma vez que é ele que, em conjunto com a canela e o limão, perfumam este bolo. Pode classificar-se como um bolo de chá, mas penso que é um pouco redutor, para mim serve todas as ocasiões, com excepção de sobremesa, apesar de já o ter comido como sobremesa muitas vezes. É também um óptimo bolo para fazer parte de um menu de pic-nic, já que o seu sabor é muito melhor 24h depois de sair do forno.


Ingredientes

2 ovos
2 chávenas de açúcar branco
2 chávenas de farinha sem fermento
2 chávenas de leite meio gordo
6 colheres de sopa de cacau
1 colher de sopa (2 para os mais valentes) de canela em pó.
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Raspa de 1 limão
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater os ovos com a açúcar até se obter uma mistura cremosa e mais amarelo pálido. A farinha, o fermento e o leite adicionam-se alternadamente, batendo muito bem de forma a obter uma mistura sedosa e homogénea.
Finalmente adicionamos o bicarbonato de sódio, cacau, canela e raspa de limão, batendo novamente muito bem.
Tendo em conta que é um bolo pesado, denso e com uma grande quantidade de leite, a forma mais indicada é uma de buraco no centro, pois ajuda a cozedura.
Vai ao forno cerca de 45m a 1h.
Pode servir-se polvilhado com açúcar em pó.

Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Epah assim não dá!!!! É que vou ter de experimentar brevemente este bolo!!!!
    Pareceu-me muito bommm :D
    Parabéns! *

    ResponderEliminar
  2. Que bolo maravilhoso! Em minha casa também havia um bolo "mulato" mas a receita era diferente... Adorei esta, fica um bolo rico, perfeito para todas as ocasiões, sobremesa incluída!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A margarina derretida deita-se em que altura? Obrigada e beijinhos!

    bolosdapipa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa!
      Eu costumo acrescentar a manteiga depois da farinha e antes do cacau.
      ;)

      Muito obrigado!

      Eliminar
  4. Adorei o aspecto desse bolinho! A canela aí em força agrada-me ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto!!! Já fiz este bolo tantas vezes!!! Mas como sabes... tenho que ter cuidado até com os básicos!!! Ah!Ah!ah!
    Beijinhos mano!

    ResponderEliminar