quarta-feira, 25 de junho de 2014

Bife de imersão

Quem me conhece sabe que sou um rapaz que aprecia comer, sobretudo peixe, no entanto quando me apresentam um belo naco de carne, devidamente bem preparado, por vezes, fico com dúvidas em relação ao meu amor por peixe e sinto-me como o Marco Paulo, dividido entre os dois amores...
Se analisar suficientemente a questão, talvez possa concluir que amo o peixe e tenho paixão por carne, acho que me fiz entender...
O que pode justificar esta paixão está directamente relacionado com a qualidade da carne, regra que também aplico ao peixe, mas acabo por ter mais dificuldade em encontrar boa carne a bom preço, o que já não acontece com o peixe, que encontro no senhor Correia em Benfica.
Outro factor que poderá justificar a minha predileção poderá ser o facto de não comer todos os tipos de carne, mas comer (quase) todos os tipos de peixe, facto que confesso deixar-me descontente, pois num mundo ideal eu adoraria conseguir gostar e comer de tudo. Este texto começa a parecer um pouco obcessivo, comigo a confessar o meu prazer em comer, mas na verdade o meu cerebro tende a seguir sempre a mesma linha de pensamento, que é comer e beber, o que de certa forma faz de mim um ser humano um pouco básico, mantendo no topo das suas prioridades a alimentação... ahahaha!
Deixando os meus gostos pessoais de lado, a receita de hoje vive apenas de dois factores, a qualidade da carne e a sua boa preparação, que para mim terá que ser mal passada, pois é a única forma que consigo comer um bife.
Apesar de não ser muito comum preparar bife quando recebo pessoas, esta receita altera, de certa forma, os meus hábitos, pois acho que é a receita ideal para um jantar informal entre amigos, que não exige nenhuma preparação prévia (a carne não é temperada previamente) demora menos de 10 minutos a preparar e satisfaz crianças e adultos.
Em relação ao acompanhamento, depende da minha disposição e também de quem vem jantar, mas gosto de acompanhar com uma boa salada verde (alface, rúcula e agrião) e também batatas fritas (a minha última perdição são as duchesse, congeladas, para mal dos meus pecados).
O bife terão que pedir ao vosso talhante para partir um pedaço, com cerca de 2/3 cm de altura, de forma a que o centro fique cru a parte exterior cozida e mantenha a sua textura tenra, mas o que me seduz nesta receita é a forma como a carne é servida, em modo "petisco" de partilha entre amigos.

Ingredientes (para 2 pessoas)

400g de carne de vaca da parte da chã (ou outra que apreciem)
2 dentes de alho triturados
100ml de azeite
1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco
Sal
1 colher de sopa de pimenta preta moída na altura

Começa-se por aquecer muito bem o grelhador, quando este estiver a "fumegar" estará pronto para usar.
Untamos os bifes com um pouco do azeite (nunca se deve colocar o azeite no grelhador, pois o que vamos conseguir fazer é queimá-lo antes de fritar a carne).
Num recipiente com cerca de 4cm de altura fazemos marinada onde colocaremos o naco de carne depois de grelhado. Para a marinada, colocamos o azeite, alho, tomilho, sal e pimenta, e agitamos para homogeneizar.
Grelhamos o naco dos dois lados e, quando estiver pronto, colocamos na marinada cerca de 1 minuto de cada lado. A ideia aqui é apenas conferir o tempero à carne que esteve a desidratar a parte exterior no grelhador que, uma vez em contacto com a marinada, vai absorver todos os sabores.
Com uma boa faca, corta-se o naco em fatias relativamente finas, 1/2cm por cada uma e colocam-se numa travessa rodeada de folhas de rúcula.

4 comentários:

  1. Que bom aspecto!
    Só uma pergunta... a marinada é em cru? parece-me ver o alho frito...
    Esta é uma óptima opção para um jantar de petiscos ;)

    ResponderEliminar
  2. Pelas fotos é óbvio que não é em cru... distraída eu... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A marinada por ser em cru ou pode aquecer-se a baixa temperatura por 2 minutos, para um sabor mais profundo. Confesso que já fiz a duas versões e qualquer uma me agrada.
      As ervas também podem ser outras, como alecrim, por exemplo.

      Eliminar
  3. Eu adoro carne e um belo naco como este, também não consigo resistir :)
    Excelente aspecto e fotos de babar!!
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar