domingo, 11 de maio de 2014

Entrecosto no forno


Esta receita é relativamente recente no meu caderninho de receitas, gosto de recorrer a ela quando há convidados a "impressionar", no entanto já foi diversas vezes preparada. Em primeiro lugar é de facto uma receita muito simples, praticamente se faz sozinha enquanto preparamos o resto do jantar, pomos a mesa e bebemos um cocktail com os convidados. O único trabalho que existe é temperar a carne, que aliás convém que seja com algumas horas de antecedência, ou melhor ainda, se vão preparar a receita ao jantar, temperem a carne depois do jantar do dia anterior. Não sei porquê mas existe, para mim, uma sensação de satisfação de fazer isto no dia anterior que é quase como se soubesse que se o fizer com esta antecedência nada pode correr mal, mas por vezes corre.
Esta parte da carne de porco é muito saborosa pois como tem mais gordura que o lombo, fica mais tenra e saborosa e apesar de ser um fã de lombo de porco, o entrecosto talvez fique uns pontinhos acima.
As especiarias com que temperei a carne conferem-lhe um sabor intenso, com um toque adocicado do anis e canela, no entanto, se forem especiarias que não apreciem podem ser facilmente substituídas por outras mais ao vosso agrado.
A mais complicada de encontrar, o cardamomo preto, com um aroma ímpar a madeira fumada, pode ser usada também para perfumar o arroz ou uma massa e pode ser encontrada no Martim Moniz, em qualquer supermercado de produtos asiáticos.
Ainda sobre a preparação da receita, quando tenho tempo prefiro que a carne esteja em forno baixo durante 2 horas, ou seja, 150ºC e depois aumento a temperatura para 200ºC até que esteja bem tostada. Caso seja um dia onde não estão com tempo, podem assar a carne do inicio a 200ºC.

Ingredientes (4 pessoas)

1 Kg de entrecosto de porco da melhor qualidade
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Raspa e sumo de 1 laranja
2 malaguetas vermelhas frescas picadas sem sementes (ou com se quiserem picante)
5 dentes e alho picados
3 cravinhos
2 bagas de cardamomo preto
100ml de azeite da melhor qualidade, usei Thyro
Sal e pimenta a gosto

Numa tigela grande misturar todos os ingredientes, exceptuando a carne. Agitar bem de forma a que tenhamos um molho homogêneo.
Com as mãos, não há que ter medo, esfregar bem este molho na carne e deixar repousar de um dia para o outro ou algumas horas de forma a que a carne possa absorver todos os sabores.
Colocar a carne num tabuleiro, de preferência forrado com papel vegetal para não ser necessário esfregá-lo no final.
Colocar no forno pré-aquecido a 150ºC durante 2 horas seguido de mais 1 hora a 200ºC, altura em que a carne deve estar bem tostada.

Sem comentários:

Enviar um comentário