quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ceviche

Esta é a receita ideal para preparar nos dias de calor que se aproximam, uma receita simples, muito saborosa e fresca para acompanhar com uma garrafa de um vinho branco alentejano, tão aromático quanto aquele que aprecio enquanto escrevo esta receita.
Ceviche é um prato Peruano, que consiste em "cozer" peixe branco fresco em sumo de um citrino com o acréscimo de mais alguns ingredientes para um toque mais aromático e substancial, caso queiram servir como prato principal.
No meu caso, prefiro pensar em Ceviche como uma receita para servir como entrada, mesmo que tenha quase sempre que preparar a receita a dobrar porque se trata de algo viciante.
Sendo a receita mais popular e "porta estandarte" da gastronomia do Peru, ela surge nas mais variadas possibilidades. Pode-se usar sumo de limão e de laranja amarga mas o mais comum e popular é a lima, fruta que abunda em quantidade e qualidade.
Em relação ao peixe, este deve ser o mais fresco possível e com pouca gordura. Podem ainda ser feitas versões com camarão ou polvo, eu já testei a de polvo mas creio que ainda não encontrei uma receita certa.
Quanto à metodologia, o mais comum é que os pedaços de peixe tenham tamanhos maiores que aqueles que se podem ver na foto contudo, e tendo em conta o meu gosto pessoal, prefiro pedaços mais pequenos mas isto é apenas uma questão de gosto pessoal, como também a forma de servir, eu prefiro com tostas mas será mais próximo do original servir-se com batata doce ou abacate.
Creio que o que importa mesmo é testar esta iguaria e, como em relação a todas as receitas que partilho, prefiro pensar que cada pessoa irá fazer a sua própria versão/interpretação da receita sugerida, adequando melhor ao seu gosto pessoal porque afinal isso é o mais importante...

Ingredientes (como entrada para 4 pessoas)

Uma posta de peixe branco sem espinhas com sensivelmente 400g, partida em cubos de 1cm x 1cm (usei linguado)
Sumo de 4/5 limas mais raspa de uma
2/3 chalotas picadas em bocados bem pequenos
Uma malagueta fresca cortada em pedaços muito pequenos
6 colheres de sopa de coentros picados
Sal
Pimenta preta moída na altura.
Pimenta branca moída na altura
Uma colher de sopa de azeite da melhor qualidade possível (eu usei Thyro)

Numa taça colocar o peixe partido em cubos, juntamente com todos os outros ingredientes também picados em pedaços muito pequenos.
A ideia é que o sumo de lima cubra por completo todos os ingredientes e fiquem a repousar por cerca de 3 horas no frio.
Quando servirem, podem coar o molho que se cria e que os Peruanos chamam de "leite de tigre" devido ao facto de ter uma cor branca e tendo em conta que este saboroso liquido ajuda a curar as mais "bravas" ressacas. Eu gosto de servir com o "leite de tigre" pois confere uma textura mais húmida e ácida, mas mais uma vez esta parte deixo ao critério de cada um.
Na altura de servir, coloca-se numa taça, com ou sem coar, acompanhado de um cesto de tostas variadas.

1 comentário: