segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Linguados namoradeiros e batatas de leque

Tenho a sorte de ter descoberto, pela Patricia, onde comprar o melhor peixe da cidade e ao melhor preço - Praça de Benfica - senhor Correia - mesmo no centro do mercado. Para mim, levantar bem cedo para ir ao mercado ao sábado de manhã, não é um esforço, é um prazer e para conseguir ainda encontrar peixe tem que se estar na praça pelas 7h00. A essa hora há variedade e quantidade a preços verdadeiramente incríveis, estes linguados custam 4 a 5 euros o kilo e posso garantir que são da melhor qualidade.
No entanto, e porque sei que nem todos podem obter a satisfação de fazer uma visita ao mercado nesse horário, nesta receita podem usar qualquer linguado desde que seja fresco.
Sempre que preparo peixe no forno uso papel de alumínio, quer para forrar o tabuleiro, quer para fechar o peixe dentro do mesmo. Não só não têm que esfregar o tabuleiro no final (eu não sou masoquista, só às vezes) mas também porque o facto de fecharem o peixe em papel de alumínio faz com que este coza numa espécie de vapor e fica muito mais suculento.
Os temperos que usei são mínimos porque neste caso, tendo em conta que o linguado tem um sabor tão delicado, apenas pretendi acrescentar um sabor discreto que não interfere com o seu sabor original.

Ingredientes

2 linguados médios (250g cada)
Raspa de 1 limão
Sal com açafrão
Pimenta preta moída na altura
3 colheres de sopa de azeite
1 ramo de manjericão

Aquecer o forno a 200ºC.
Forrar um tabuleiro de forno com papel de alumínio de forma a deixar suficiente nas laterais para depois "apertar" com a folha que vamos colocar por cima.
Colocar os dois linguados, já limpos, com a parte castanha virada para cima, no tabuleiro.
Espalhar em cima dos linguados o sal, pimenta preta, azeite e manjericão e fechar com a segunda folha de alumínio.
Colocar no forno por 20/25 minutos.

Esta foi uma das primeiras receitas que preparei quando decidi começar a partilhar com os outros (ciberneticamente falando) as receitas que preparava cá em casa. Na verdade o que me cativou foi o aspecto estético e não propriamente a combinação de especiarias e outros ingredientes que formam as batatas Hesselback, como são chamadas originalmente no seu pais de origem, Suécia.
Aqui decidi apenas usar o seu aspecto exterior e aromatizar com uma das minhas ervas favoritas - tomilho.
O nome que lhes dou aqui não fui eu que me lembrei, foi mesmo ideia de um casal amigo (Mónica e João) que decidiram rebatizá-las, eu adorei o novo nome...Obrigado!
A sua preparação é muito, muito simples e apesar de as nossas babatas assadas - as portuguesas - serem ainda mais simples, há dias em que é necessário um pouco mais de "brilho" na confecção de uma refeição, o 14 de Fevereiro é um deles.
Ingredientes (2 pessoas)

4 batatas médias (brancas ou vermelhas, usei brancas)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de tomilho (usei fresco mas podem usar seco)
1 dente de alho
4 colheres de sopa de azeite da melhor qualidade possível (usei Thyro)
1 colher de chá de pimenta preta moída na altura

Aquecer o forno a 200ºC.
Lavar bem as batatas.
Golpear as batatas, como se pretendêssemos cortar rodelas mas não totalmente, ou seja, não se corta a rodela até ao final, podem ver na foto o resultado que irá ajudar a perceber o que se pretende.
Numa tigela juntar o sal, tomilho, pimenta preta, azeite e alho picado e misturar bem.
Forrar o fundo de um tabuleiro de forno com a folha de papel vegetal e colocar as batatas com a parte em forma de "leque" para cima.
Pincelar as batatas com o molho preparado anteriormente e colocar no forno até que estejam bem tostadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário