quinta-feira, 20 de março de 2014

Brownies de chocolate com pêra

Sou fã incondicional de brownies, gosto da sua textura húmida, pesada, de forte sabor a chocolate. Já preparei inúmeras versões, de chocolate, com frutos secos, de caramelo, entre outros, no entanto os meus favoritos são os que juntam chocolate com pêra. Para mim é uma combinação fantástica.
Esta é uma receita que podem preparar em menos de uma hora, uma vez que apenas cozem no forno 25 minutos, e a sua preparação não demora mais do que 15 minutos.
Pessoalmente gosto de servi-los como bolo de aniversário ou como sobremesa acompanhados por um creme de chocolate ou bola de gelado de baunilha (ver no separador das sobremesas a receita do gelado contida na receita do crumble). No caso de servir como bolo de aniversário, dobro a receita e coloco num tabuleiro rectangular com cerca de 36cm, corto quadrados mais pequenos (cerca de 6cm por 6cm) e empilho num bonito prato com pé alto. Não há quem resista...

Ingredientes

100g de manteiga sem sal
140g de farinha de trigo
150g de chocolate preto, minimo 60% cacau
1 ovo
110g de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
2 pêras sem casca e partidas em pequenos cubos
Folha de papel vegetal
Tabuleiro quadrado com cerca de 20cm por 20cm


Ligar o forno a 175ºC.
Untar o tabuleiro com um pouco de manteiga e forrar com uma folha de papel de vegetal com o mesmo tamanho do fundo do tabuleiro.
Derreter o chocolate juntamente com a manteiga no microondas, vigiando a cada 20 segundos para não queimar. É muito importante vigiar esta parte pois se o chocolate atingir uma temperatura muito alta, ganha um sabor terrível. Quando estiver completamente derretido, colocar de parte para arrefecer.
Numa taça colocamos o ovo, açúcar, essência de baunilha e o sal, mexe-se para homogeneizar apenas, não é necessário bater muito pois não é suposto existir ar dentro da massa, o que estamos à procura é de uma massa pesada e densa.
De seguida incorporar o chocolate, mexendo somente para misturar, e finalmente a farinha e a pêra, mexendo sempre para obtermos uma mistura bastante densa, quase difícil de se bater à mão.
Colocar no tabuleiro e vai ao forno cerca de 25 minutos, altura em que se retira imediatamente e se deixa arrefecer dentro do tabuleiro.

3 comentários:

  1. Chocolate e pêra, é uma combinação vencedora, sem dúvida!! Nice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta combinação é vencedora em várias receitas. Tenciono no próximo inverno explorar e partilhar uma quantas, porque por agora só penso nas frutas do verão...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar