quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Bolo de aniversário do Mickael

Nunca apreciei os bolos de aniversário comprados em pastelarias, salvo raras excepções dos meus tempos de infância, por isso mesmo sempre que posso sou eu quem prepara os bolos de aniversário das festas onde vou e também de algumas onde não consigo ir...
Esta receita, apesar de ser um pouco elaborada, não é de todo complicada, muitas pessoas tendem a confundir entre uma receita complicada e uma receita trabalhosa, esta é apenas um pouco trabalhosa mas posso desde já garantir que compensa todo o esforço.

Ingredientes

Para a massa do bolo
200g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
70g de cacau magro em pó - por favor usem um bom cacau
230g de açúcar branco
180g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de essência de baunilha
100ml de natas
120ml de água a ferver
2 ovos

Para o recheio
200ml de natas
200g de chocolate branco
2 colheres de sopa de framboesas
1 colher de chá de essência de baunilha

Para a cobertura
150g de chocolate preto
150ml de natas
1 colher de sopa de mel
Para a decoração do bolo
300g de framboesas frescas
2 embalagens de palitos de chocolate preto

Começar com todos os ingredientes à temperatura ambiente - isto é muito importante.
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Forrar uma forma de mola (26cm) com uma folha de papel vegetal. Forrar as laterais com manteiga e depois cacau. Reservar.
No copo de um robot de cozinha, colocar todos os ingredientes à excepção da água a ferver, e triturar até se obter uma massa homogénea. De seguida, com a máquina a funcionar, acrescentar a água a ferver e continuar a triturar até que tenhamos uma mistura sedosa.
Verter este preparado para a forma e colocar no forno por cerca de 1h, mas podemos ir testando com um palito depois de 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido, retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Para preparar o recheio, derretemos o chocolate branco no microondas e vamos acrescentando as natas aos poucos.
As natas, em conjunto com o chocolate branco, tendem a ganhar uma consistência solida rapidamente. Quando o chocolate estiver bem homogeneizado com as natas, acrescentamos as framboesas, essência de baunilha e deixamos repousar.
De volta ao bolo, com a ajuda de uma faca que corte bem, fazemos um corte ao meio (sentido longitudinal do bolo) de forma a que tenhamos duas metades iguais.
Colocamos uma metade num prato de bolo e recheamos com o preparado anterior, alisando o mesmo de forma a termos a mesma altura em toda a superfície, e colocamos a outra metade do bolo por cima.
A cobertura prepara-se fazendo ferver as natas com o mel e vertendo posteriormente para uma taça onde anteriormente tenhamos colocado o chocolate partido em cubos. Mexemos até que o chocolate se derreta. Reservamos até que esteja frio para nessa altura vertermos sobre o bolo, alisando com uma espatula o topo e as laterais.
Finalmente, colocam-se os palitos de chocolate de forma a criar uma cerca em torno do bolo e espalham-se as framboesas no topo do bolo, dentro da "cerca".

4 comentários:

  1. Maninho é maravilhoso!!!!

    ResponderEliminar
  2. Romeu, estamos a fazer este bolo. Está no forno. Espero que nos corra bem. Daqui a pouco enviamos a fotografia. Eugénia

    ResponderEliminar
  3. O bolo reserva-se no frio até servir? E as framboesas do recheio são inteiras?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar